As novas gerações possuem novos valores e prioridades, uma das pautas em destaque é a conservação do meio ambiente por meio de um estilo de vida sustentável, as atitudes pertencentes a esse movimento englobam diversas áreas do cotidiano.

A popularização das práticas sustentáveis, hoje, ocupa um novo patamar na sociedade, algo que antes não era um foco, atualmente, se tornou um estilo de vida de toda uma geração, ao ponto de influenciar o mercado e como as marcas se comportam.

O que é sustentabilidade?

A sustentabilidade, inicialmente, possuía o objetivo de suprir as necessidades atuais, sem prejudicar a execução das necessidades de gerações futuras.

O que se tornou essencial para a conservação do meio ambiente, que sofria com a sociedade do consumo exageradamente, que gerou consequências dificilmente reversíveis, como a poluição ambiental, a desigualdade social e o esgotamento dos recursos naturais.

Hoje, o conceito de sustentabilidade está mais ligado a preservação ambiental, enquanto ainda promove o desenvolvimento econômico e social. 

Mas como as pessoas podem contribuir para mudar esse cenário de esgotamento?

Atitudes simples para uma vida mais sustentável

Ações simples podem reduzir os impactos ambientais, como, por exemplo:

Reduzir o consumo de plástico!

O plástico está presente na maioria das embalagens e produtos espalhamos pelo mundo, infelizmente, o mesmo acontece nos oceanos, que estão contaminados com plásticos e microplásticos, que afetam negativamente os animais e o ecossistema.

Um dos maiores desafios da sustentabilidade é o combate ao consumo do plástico, que gradualmente abre espaço para sua substituição por materiais mais sustentáveis ou biodegradáveis.

São ações simples como trocar as sacolas plásticas do mercado por ecobags ou sacolas reutilizáveis, ao adquirir algum produto, optar por embalagens de metal ou materiais biodegradáveis.

A importância dos valores morais das marcas.

A onda de sustentabilidade influenciou o modo como a indústria age e o comportamento dos consumidores, que hoje procuram por marcas que possuem os mesmos valores e contribuem positivamente para o meio ambiente.

Se tornou um costume da  geração atual investigar os elementos de um produto antes de realizar a compra, se os testes são realizados em animais, se as embalagens são ecologicamente corretas, ou seja, se o produto prejudica ou beneficia a natureza e os animais.

Diversas campanhas foram lançadas acerca do tema, mas a que mais divide opiniões é com relação ao consumo de fast-fashions, sendo lojas que praticam a produção em massa de roupas e acessórios.

O que perpetua a ideia do consumismo exagerado, onde os produtos não possuem valor, as produções agridem o meio ambiente e a qualidade dos materiais é deixada em segundo plano.

Por outro lado, houve uma movimentação significativa de apoio a compra consciente, que pode ser feita em brechós, ou até mesmo em lojas de departamento, que normalmente são mais acessíveis, porém, controladamente, sem impulsividade.

Substituições que podem ser feitas.

Uma vida mais sustentável é composta por pequenas mudanças de hábitos, mas precisa ser, primeiramente, interior, afinal, são feitas pequenas escolhas diariamente, que alteram minimamente o estilo de vida.

Além dos atos orgânicos, como passar menos tempo no banho e reduzir o uso de plástico, alguns exploram mais as alternativas e reduzem o consumo de carne, alimentos que não sejam orgânicos e até produtos sustentáveis, como os cosméticos em barra.

Ser sustentável se tornou uma tendência crescente da nova geração, que visa contribuir com a conservação do meio ambiente e tentar reduzir os danos já causados.

Grande parte das marcas começou com pequenas iniciativas e hoje existe um mercado apenas de marcas sustentáveis.

O importante é cada um fazer sua parte para fazer a diferença.

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