Desenvolver uma publicidade criativa não acontece do dia pra noite, mas nem sempre é algo muito complicado. 

A maioria dos grandes nomes da publicidade, além de grande parte dos finalistas de grandes prêmios, inovaram utilizando elementos simples e cotidianos a seu favor. 

O que torna uma publicidade criativa é bem mais a forma como muitos desses elementos são utilizados. 

Um meme bem utilizado, uma placa de rua que vira “outra coisa”, a releitura de uma obra de arte, a quebra de paradigmas e estereótipos… 

A maioria das maiores criações da área se apropriou de forma muito inteligente desse tipo de “sacada”.

Vamos saber mais sobre essa forma de conquistar e atrair um público qualificado? 

O que é a publicidade criativa

Toda publicidade tem que ter um toque de criatividade, em especial com o altíssimo nível de competitividade do mercado, que cresce todos os dias. 

Contudo, o conceito de “publicidade criativa” surgiu para caracterizar especificamente o tipo de mídia que quebra padrões, choca, viraliza e atiça a curiosidade das pessoas. 

Para entender melhor do que estamos falando, você pode ver aqui alguns exemplos desse tipo de publicidade.  

De forma geral, esse tipo de publicidade é bem mais efetiva para aquela marca que busca divulgar seu nome, conquistar mercado, se diferenciar da concorrência ou firmar um novo produto para o público. 

É preciso gerar impacto pela inovação, mas ao mesmo tempo criar uma identificação e estreitar laços com as pessoas. 

Como fazer publicidade criativa

Bom, como o nome diz, a criatividade é o limite. Mas observando ideias de grandes agências e publicitários, é possível entender que caminho seguem as publicidades de sucesso. 

Alguns pontos devem ser destacados e, seguindo essa “fórmula”, é possível desenvolver excelente ideias. 

  • Cause impacto: a publicidade deve chocar, emocionar, chamar atenção, impactar de alguma forma. O objetivo é chamar o máximo de atenção possível para a marca. 
  • Passe seus valores: contudo, cuidado com a mensagem que vai transmitir. O objetivo é transmitir exatamente seus valores e tocar exatamente no tipo de cliente que vai consumir seu produto. 
  • Conheça seu público: para usar a linguagem certa e enviar uma mensagem que vai chamar atenção, é fundamental conhecer muito bem o seu público. 

Principais prêmios

  • Festival de Publicidade de Cannes: o maior do mundo e ocorre anualmente desde 1953. Tem um júri composto por nomes da publicidade de todo o mundo e inclui diversos prêmios no evento, como o Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata e Leão de Bronze. O festival premia as melhores campanhas publicitárias do mundo em diversas categorias.
  • Clio Awards: Acontece em Miami desde 1959 e é um dos mais respeitados do mundo. O objetivo é reconhecer trabalhos de “excelência na propaganda” mundial. 
  • Festival de Nova York: além de filmes e outras criações artísticas, assim como os anteriores, o Festival distribui prêmios para grandes produções da publicidade. 

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