Laudo de vistoria: sim, ele vai te proteger!

Laudo de vistoria: sim, ele vai te proteger!

Se você está pensando em alugar um imóvel, você não pode esquecer de uma das coisas mais importantes: o laudo de vistoria. Ele vai te proteger no futuro, pode anotar!


E como ele funciona? Bom, vamos explicar direitinho para você não ter nenhuma dúvida. 


Primeiro, você deve saber que ao sair de um imóvel alugado, você será responsabilizado por qualquer alteração ou dano na estrutura. 


Se quiser saber mais sobre isso, veja aqui como funciona a formalização da entrega de um imóvel.


O que é?


E é aí que entra o laudo de vistoria. Ele é um documento assinado pelo locador, locatário e pela imobiliária - caso você alugue com essa intermediação. 


O laudo de vistoria deve ser feito antes de você começar a morar no imóvel. Ele vai incluir todos os detalhes das características, aparência, danos e problemas no lugar. 


Também vai proteger você de ser penalizado por problemas pelos quais você não tem culpa. Que já existiam no apartamento ou na casa antes da sua entrada. 


Como é feito? 

 

Antes de efetivamente começar a morar no local, junto com o proprietário e com o corretor de imóveis (se o aluguel tiver sido fechado por meio de uma imobiliária), você vai observar todos os detalhes do lugar. 


Essa é a vistoria do imóvel. Você pode saber mais sobre a importância dessa etapa clicando aqui.


Faça fotos de todo o espaço neste momento. Além das fotos, no laudo você deverá descrever detalhes das condições da pintura, maçanetas, piso e teto, por exemplo.


Lembre-se que o principal objetivo é te proteger de ter que arcar com os custos dos reparos futuramente. 


Além disso, você também poderá pedir, nesse momento, reparos de problemas que poderão prejudicá-lo durante a sua moradia e que você não terá como provar que não foram causados por você. 


Como uma janela que não fecha ou um armário com prateleiras quebradas, por exemplo. Anote e fotografe todos esses detalhes e anexe ao contrato de aluguel. 

Exija o seu laudo de vistoria: saiba aqui como conseguir!


Como ele vai te proteger? 


Guarde com segurança esse documento, ele vai ser praticamente seu “advogado” na hora de devolver o espaço ao dono. Lembre-se de devolver como você recebeu.


Com ele, no momento de fazer a vistoria de entrega, será possível comparar as condições do lugar antes da sua entrada e no momento da saída. 


Se por acaso você tiver causado danos ou se houver desgastes pelo tempo decorrido, será necessário fazer os reparos. 


Pode ser necessário refazer a pintura de paredes, troca de portas ou janelas, substituição do forro... O que quer que tenha sido danificado.


Você também deve ficar atento se fizer qualquer mudança no local. Por melhor que seja sua intenção, você só pode fazer isso com autorização do dono.


Assim, antes de fazer qualquer alteração, fale com o locador e formalize em contrato as condições. Você pode até conseguir um descontinho no aluguel, mas peça autorização.


Quer ler mais sobre esse e outros assuntos? Acesse o nosso blog!


Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.