Procurando ou já encontrou um imóvel para alugar e quer saber como funciona a vistoria de entrada e de saída? 

Vamos explicar de forma muito simples para que você não tenha problemas com isso. 

Importância do contrato

A primeira coisa a se destacar na hora de fechar um acordo para alugar um imóvel é que o contrato de aluguel tem que ter sido bem redigido. 

A lei do inquilinato prevê diversas regras para que nem locador nem locatário saiam no prejuízo. Contudo, as particularidades de cada aluguel devem ser definidas por meio de contrato. 

Por exemplo: é no contrato que se deve definir se será possível fazer mudanças no imóvel, como pinturas, e ainda as multas e penalidades em caso de descumprimento de regras. 

Vistoria de entrada 

Bom, depois de decidido o imóvel a ser alugado, a assinatura do contrato deve acontecer logo depois da vistoria de entrada. 

Antes de efetivamente começar a morar no local, junto com o proprietário e com o corretor de imóveis (se o aluguel tiver sido feito por meio de uma corretora), você vai observar todos os detalhes da casa

Uma boa dica é fazer fotos de todo o espaço neste momento. Além disso, em um documento, você deverá descrever detalhes das condições da pintura, maçanetas, piso e teto, por exemplo.

Dessa forma, se a casa já tiver problemas estruturais ou estéticos, não será responsabilidade sua repará-los. 

E também poderá pedir, nesse momento, reparos de problemas que poderão prejudicá-lo futuramente e que você não terá como provar que não foram causados por você. 

Como uma janela que não fecha ou um armário com prateleiras quebradas, por exemplo. Anote e fotografe todos esses detalhes e anexe ao contrato de aluguel. 

Assim, no momento de fazer a vistoria de entrega, será possível comparar as condições do lugar antes da sua entrada e no momento da saída. 

Com esses documentos em mãos, você não vai ter problemas ao sair.

Vistoria de saída ou de entrega do imóvel

No momento de sair, a regra geral é: devolva da forma como encontrou

É por isso que a vistoria de entrada é tão importante. Assim você vai poder deixar o imóvel exatamente da forma como estava quando você foi morar lá. Além disso, não terá prejuízos reparando problemas que já existiam. 

Atenção para o piso, forro, pinturas e funcionamento de portas, janelas e maçanetas. Elas deverão ser deixadas da forma como estavam antes. 

Se por acaso você tiver causado danos ao local, será necessário fazer a pintura de paredes, troca de portas ou janelas, substituição do forro... O que quer que tenha sido danificado.

Você também deve ficar atento para quaisquer melhorias que queira fazer no local. Por melhor que seja sua intenção, você só pode fazer isso com autorização do dono do imóvel. 

Assim, antes de fazer qualquer alteração, fale com o locador e formalize em contrato as condições. Você pode até conseguir um abatimento no aluguel, mas consulte primeiro.

Outra questão importante no momento da saída é garantir que você não vai deixar débitos de água, luz e IPTU.

Com tudo documentado e conferido, você não terá que sair do imóvel pagando multa ao proprietário!

Quer ter acesso a conteúdos como esse? Acesse o nosso blog e confira!