O concurso do TRT (Tribunais Regionais do Trabalho) é o mais esperado entre os concurseiros, é um modo interessante de adentrar na carreira pública. 

As remunerações iniciais variam entre R$7519,37 a R$12455,30 (com base no edital de São Paulo, podendo variar a depender da região)  respectivamente para cargos de nível médio e superior, existe um TRTS para cada estado do território brasileiro, gerando 24 possibilidades de ingresso pelo Brasil.

Ademais os concursos de TRT foram um destaque nesse ano de 2023, gerando a muitos concurseiros o foco em construir essa carreira, e segue com uma expectativa de sequência alta em 2024, com a chegada do vencimento de validade de alguns tribunais pelo Brasil, tornando o próximo ano relevante para o setor.

Venha conhecer as principais dicas de conteúdo para ser aprovada no concurso do TRT de modo otimizado, garantindo a sua conquista.

Dicas de redação

A redação costuma ser essencial para quem almeja o cargo de técnico judiciário da área administrativa, se esse é sonho pega o caderninho e anota as nossas dicas:

  • Foque em garantir a estrutura da redação, lembre-se que um bom texto precisa ser dissertativo argumentativo, e costuma recomendar a utilização de cinco parágrafos (uma introdução, dois desenvolvimentos e uma conclusão)
  • É muito importante utilizar elementos históricos que sejam relevantes ao tema na composição do conteúdo do texto, assim sua redação possivelmente alcançará uma melhor pontuação.
  • Sobre a conclusão de que nos referimos na primeira dica, é preciso que ela seja clara e convincente, saiba qual a ideia você precisa passar e bisque encerrar sua produção nessa ideia central, o que gera uma maior conexão na sua escrita.
  • Não tinha como não falarmos da importância de um bom português, então revise as principais regras gramaticais, e se ficar em dúvida na escrita de uma palavra, use um sinônimo.

Dicas de estudo de caso

Essa etapa costuma ser desconhecida entre os concorrentes, mas é aplicada para cargos de técnico judiciário e Analistas Judiciários (todas as áreas).

  • Primeiro: domine o conteúdo programático do edital do TRT do estado almejado;
  • Para aqueles que almejam o cargo de analista, é preciso trabalhar a leitura do conteúdo, principalmente o setor da letra da lei e Medida Provisória da reforma trabalhista, além de precisar ter em mente a construção de uma resposta satisfatória;
  • Outro ponto para tomar cuidado não funciona só ler a lei nº 13.467, você precisa conhecer também a medida provisória nº 808. Afinal, ela que deu vigência ao edital no MP e provavelmente será exigida no concurso; 
  • A dica final, segue sobre a MP e está relacionada aos aspectos sobre danos morais, trabalho intermitente, insalubridade e outras pautas que foram mudadas.

Quer ficar ligado de quando serão os próximos concursos públicos? Descubra!

Compartilha esse artigo com aquele seu amigo concurseiro, e fica ligado nas novidades do nosso site!