Diferente do que parece, o mercado imobiliário possui direções distintas, apesar de todas compartilharem a segurança e rentabilidade dentro do ramo dos investimentos, será que hoje em dia, com tantos métodos diferentes, ainda compensa investir em imóveis? Continue lendo esse artigo para descobrir.

O mercado imobiliário pode ser considerado como atemporal por ter sua base bem consolidada, e esse é um dos grandes segredos que explicam o porque ele é tão confiável, diferente de outros tipos de investimentos, os imóveis possuem uma constância bem maior nos seu períodos de alta.

Por estar em constante crescimento e ter tido poucas quedas significativas, o mundo dos investimentos em imóveis é uma boa opção para aqueles que procuram estabilidade e tem uma boa quantia para começar.

Como achar o meu imóvel ideal para investir?

Assim como para tudo na vida, antes de entrar de fato nesse meio, é muito importante conhece-lo e estar preparado, afinal, apesar de ser um mercado mais estável, ele possui algumas oscilações que precisam ser observadas para alcançar o lucro.

É preciso entender o que os consumidores buscam, as áreas que estão valorizadas e que vão valorizar em breve, a média de valor dos aluguéis, qual tipo de imóvel se adequa melhor ao seu objetivo, como o residencial ou comercial, estudar as taxas de juros, calcular o valor de investimento para saber se enquadra no seu orçamento e quais caminhos para o pagamento serão seguidos. 

O primeiro passo é descobrir qual é seu tipo de imóvel, você tem a opção de comprar um terreno, o lado bom é que o valor dele normalmente é mais acessível, e te dá a possibilidade de escolher se quer construir e o que construir, esse tipo de investimento é mais visto em interiores, próximos as cidades e em litorais.

Outro caminho bem conhecido é comprar um imóvel na planta, quando ele ainda é apenas um projeto a ser construído, o que também abaixa seu preço, e dá a oportunidade de reduzir o número de parcelas por exemplo, mas exige um pouco de paciência por ter que esperar o fim da obra para ter acesso ao seu bem e qualquer lucro proveniente dele.

Semelhante a comprar na planta, mas com uma maior flexibilidade para negociação, e com a opção de fazer modificações na própria planta, é comprar no lançamento do imóvel, que acontece alguns meses antes da construção, a vantagem é esperar menos tempo para recebe-lo

Além dos imóveis que já estão no mercado a algum tempo, você pode optar por comprar um imóvel recém construído que não foi vendido na planta, mesmo com o preço mais elevado, tem a vantagem de poder receber o imóvel imediatamente.

Escolhido o tipo de imóvel a ser comprado, o segundo passo para ser assertivo no seu investimento, é ter seu objetivo com ele muito bem definido desde o início, saber como aquele bem comprado servirá para fonte de renda a longo prazo, ou seja, caso você procure por uma renda mensal, o indicado é usar o imóvel para alugar.

Já no caso de um lucro mais rápido, o que se adequa melhor é a revenda, e para aqueles que não tem pressa e preferem esperar a valorização da área ou imóvel, compensa mais optar pelo terreno, podendo até reformar/morar e no momento certo vender.

Eai? Conseguiu entender melhor como funciona o mercado de investimento em imóveis?

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso site