A arquitetura e o urbanismo estão presentes há bastante tempo na nossa sociedade. Mas apesar de serem áreas parecidas, na prática elas são bem diferentes!

Os dois campos frequentemente causam confusão, pois ambos estão relacionados a organização e estrutura de espaços.

Entretanto, saber qual a diferença de arquitetura e urbanismo é fundamental para tomar a decisão certa no momento de escolher um profissional!

De forma bem geral, a arquitetura tem relação com a construção de um ou mais imóveis e o urbanismo com a construção de um bairro ou cidade inteira!

Então, se você quiser saber mais sobre esses conceitos, acompanhe a leitura deste artigo e conheça com detalhes qual a diferença de arquitetura e urbanismo!

O que é e qual a diferença de arquitetura e urbanismo?

Normalmente, a arquitetura e urbanismo são apresentados sob a forma de um mesmo curso de graduação.

Deste modo, o estudante aprende assuntos sobre as duas áreas, seja tipos de materiais, projetos de edificações, planejamento urbano ou de interiores e outros.

Além disso, tem acesso a temáticas acerca de representações gráficas e projetos e estruturas de ambientes internos ou externos.

Portanto, a formação do profissional em arquitetura e urbanismo permite que ele atue no mercado de trabalho em ambos os campos. Acompanhe a seguir as principais diferenças.

Arquitetura

O termo “arquitetura” vem do grego “arkhitekton”, onde “arkhé” significa “principal”, e “tékhton” quer dizer “construção”, em português.

Assim, a arquitetura tem relação com a construção de espaços, levando em consideração vários aspectos, como a proteção, funcionalidade e conforto.

O profissional arquiteto atua organizando técnicas e definindo materiais a serem utilizados em obras de edifícios, casas, pontes, viadutos e outros.

Contudo, a arquitetura constrói esses imóveis de forma a harmonizar o local, segundo as seguintes condições:

  • Ventilação;
  • Iluminação;
  • Acústica;
  • Custos para o cliente;
  • Segurança;
  • Estética;
  • Distribuição dos móveis;
  • Praticidade;
  • Impactos ambientais.

Urbanismo

A expressão surgiu do latim “urbis”, que significa “cidade”, em português, tendo algumas diferenças com relação a arquitetura.

O foco do urbanismo é na organização e crescimento de centros urbanos e a relação da sociedade com esse espaço.

Deste modo, o urbanismo é um estudo que planeja o desenvolvimento ordenado de bairros e cidades.

Assim, esta técnica leva em consideração questões como lazer, mobilidade, saneamento básico, energia e distribuição de comércios.

Embora a função do urbanista seja semelhante à do arquiteto, a sua atuação tem enfoque em espaços públicos e áreas que a compõem, como praças e ruas.

Então, o objetivo do urbanismo é propor usos mais inteligentes e viáveis destes locais, que impactam diretamente no desenvolvimento econômico e social da região.

Portanto, quando tratamos de projetos urbanos e regionais, bem como monumentos e patrimônios culturais, a prioridade do cargo de trabalho é do urbanista!

Geralmente, os urbanistas são mais encontrados em órgãos públicos e universidades.

Porém, tanto os arquitetos, quanto os urbanistas, podem trabalhar no setor público ou privado, como autônomos ou juntamente a empresas de arquitetura ou construtoras.

Apesar da arquitetura e o urbanismo possuírem características semelhantes sobre o planejamento de um espaço, a diferença entre eles está na complexidade do projeto.

Afinal, a arquitetura tem relação com um ou mais imóveis e o urbanismo abrange toda a cidade e as construções que ela abriga!

E aí? Conseguiu entender qual a diferença de arquitetura e urbanismo? Acompanhe o nosso blog e confira muitos outros conteúdos como este!