Escolher a carreira ideal é um desafio bastante difícil, principalmente entre duas opções que são de universos semelhantes, como arquitetura e design. Sendo assim, no artigo de hoje, vamos explorar as diversas possibilidades de carreira que essas disciplinas oferecem com o intuito de te ajudar a escolher a carreira certa para você. 

E então, se interessou pelo nosso conteúdo? Continue lendo nosso artigo e veja como escolher a carreira ideal. 

A carreira em arquitetura 

A carreira em arquitetura é um conjunto único de criatividade, engenharia e influência no ambiente ao nosso redor. Arquitetos são os mestres que transformam sonhos e concepções em estruturas reais, moldando o cenário urbano e influenciando a forma como vivemos. 

Se a arquitetura é ideal para uma pessoa depende de seus interesses e habilidades. Se você se vê inspirado pela estética, fascinado pela funcionalidade dos espaços e pronto para enfrentar desafios técnicos, a arquitetura pode ser uma escolha boa para o seu futuro. 

Entretanto, vale ressaltar que essa profissão exige um longo período de formação e demandas intensivas. Caso você esteja disposto a investir esse tempo e esforço, a arquitetura pode ser mais do que uma carreira. 

A carreira em design 

A carreira de design é uma jornada criativa e dinâmica, abrangendo uma variedade de campos, desde design gráfico e de produto até design de interiores e experiência do usuário. Essa jornada é ideal para pessoas apaixonadas por inovação e estética, visto que, a carreira permite que os indivíduos expressem sua criatividade enquanto abordam desafios práticos. 

Se você é uma pessoa que aprecia a combinação de forma e função e gosta de resolver problemas de maneira criativa, o design pode ser uma boa opção para o seu futuro. A capacidade de transformar ideias em soluções visualmente atraentes é uma característica essencial.

Entretanto, é importante levar em conta o ambiente competitivo e em constante evolução do design. Para entrar nessa carreira, é necessário ser um indivíduo adaptável, com habilidades técnicas e uma mentalidade inovadora. Dessa forma, você conseguirá crescer nesse campo

Mercado de trabalho para arquitetos e designers 

A arquitetura oferece um campo de atuação bastante amplo e mais da metade dos arquitetos trabalham de forma autônoma. É uma área bastante dinâmica e que exige uma constante atualização e conhecimento das principais tendências e tecnologias do setor. 

Já, o curso de design se popularizou recentemente no país, devido à carência de profissionais na área. É um campo bastante competitivo e é uma profissão com alto índice de autônomos.

Avalie suas expectativas

Arquitetura e design são carreiras tão próximas que as vezes acabam sendo confundidas uma com a outra. Mas, apesar de exercerem algumas atividades em comum, os profissionais dessas áreas tem diversas atuações diferentes. 

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre esses dois universos, você já pode decidir qual é a melhor escolha para o seu futuro! Lembre-se de analisar as suas características e habilidades para ver com qual profissão você combina mais! 

E então, o que achou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso site para mais informações!