O termo “arte urbana” é uma tradução de “street art”, movimento que engloba todas as manifestações artísticas que acontecem em espaços públicos. Nesse sentido, Ciro Cozzolino é um artista urbano brasileiro consagrado na área com grandes manifestações.

Esse tipo de arte foi criada com a intenção de se tornar uma forma de arte democrática que fosse acessível e que fugisse dos padrões do establishment artístico tradicional Ocidental. Sendo assim, é imprescindível falar sobre um artista urbano tão impressionante quanto Ciro Cozzolino. Para saber mais sobre sua biografia, obras e conhecer mais sobre a arte urbana, é só continuar lendo esse artigo.

O que é arte urbana?

Antes de mais nada precisamos falar um pouco mais sobre a arte urbana a fim de entender melhor sobre a grandiosidade do artista Cozzolino. Dessa forma, a arte de rua começou como um movimento underground e aos poucos evoluiu para um meio artístico, englobando uma variedade de grafismos, alguns dos quais extremamente detalhados.

Além do grafismo, podemos dizer que outras artes como stencils, adesivos, lambe-lambe cartwheels (também conhecidos como cartazes-bombas), intervenções, flash mob, entre outros, também são formas de os indivíduos se expressarem de forma privada através de desenhos.

O objetivo de escolher um local público para uma demonstração de arte urbana é impressionar o público e enviar uma mensagem revolucionária que critica ironicamente a sociedade. Esse tipo de arte normalmente descreve o trabalho de indivíduos que desenvolvem um estilo de expressão artística através do uso de muitas técnicas alternativas, como as citadas anteriormente.

Atualmente, é possível ver a arte urbana ganhando cada vez mais reconhecimento do mundo da arte, e alguns projetos envolvem a construção de galerias de arte e museus. Para alguns, a ocupação desses espaços antes contestados atraiu críticas. No entanto, mesmo com a maior aceitação, não há comparação em relação ao poder que o trabalho feito nas ruas não se equipara ao das galerias e museus.

Ciro Cozzolino - Artista Urbano

O artista estudou no Instituto de Artes e Decorações - Iadê entre 1975 e 1979 e participou de diversas exposições paralelas em muitas cidades brasileiras, ganhando o Prêmio Primeira Exposição Escola de Arte Pop de 1976. Na década de 80 Cozzolino ingressou na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, foi durante essa época que o artista começou a pintar ruas.

O primeiro coletivo de rua de São Paulo, o Tupinãodá, foi fundado por Amaral, Delfino, Carratu e Cozzolino. Nesta geração, a cor serviu como fator unificador, no qual os artistas entendiam que quanto mais, melhor.  O estilo característico das pinturas de Cozzolino é a agressividade tônica. Não tanto pelo choque de cores quanto pela descontextualização do artista dos ícones da cultura pop.

Algumas de suas obras incluem títulos como: Terra, um quadro com acrílica sobre tela de 1987 e Ecolo, acrílica sobre tela de 1987. Com os anos, o pintor, gravador, ilustrador e desenhista foi se consagrando no mundo da arte e hoje possui uma coletânea de diversas exposições individuais e coletivas.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de saber mais sobre esses temas é só continuar navegando no nosso site