Associar inteligência artificial (IA) a obras de ficção científica não é incomum. Mas, se nesses cenários a tecnologia pode parecer assustadora, a realidade é bem diferente. Hoje, a IA está presente em vários aspectos da nossa rotina e possui uma diversidade de aplicações, como a inteligência artificial nos negócios.

Chatbots, ChatGPT e até mesmo Alexa são exemplos de como a IA faz parte do cotidiano e já representa oportunidades para as empresas abrirem uma vantagem competitiva com relação à concorrência que ainda não usa esta tecnologia.

Neste artigo que nós, da Citas, preparamos para você, confira como a inteligência artificial no mundo dos negócios vai transformar áreas importantes e suas principais aplicações. Boa leitura!

Inteligência artificial nos negócios

A inteligência artificial, de modo resumido, diz respeito à capacidade de máquinas e ferramentas realizarem determinadas tarefas até então restritas aos seres humanos.

Para isso, há uma simulação da inteligência e habilidades humanas, como criatividade, cognição e tomada de decisões. 

Hoje, o modelo de inteligência artificial mais conhecido é o ChatGPT, que é considerada uma IA generativa, ou seja, produz conteúdo a partir de um comando do usuário.

Para fornecer respostas mais assertivas, a IA generativa utiliza aprendizado de máquina (machine learning), aprendizado profundo (deep learning), big data, robótica e, claro, ferramentas com capacidade de processar a linguagem humana.

Espera-se que a IA acelere o processo de automação das empresas, sendo esse o principal impacto até o momento. Como consequência, vai ser possível observar a redução de custos na produção, com aumento da produtividade, eficiência e menor tempo na realização de tarefas.

Diante da relevância da tecnologia e do seu potencial de transformação, grandes empresas como Intel, em parceria com a Boston Consulting Group (BCG), estão em processo para desenvolver uma IA generativa própria para empresas com o objetivo de resolver problemas complexos de negócios.

Considerada uma ferramenta de apoio, a IA pode ser integrada a sistemas já existentes hoje no mercado, como software de planejamento de recursos empresariais (ERP). No entanto, é preciso manter a qualidade e disponibilidade dos dados para uso mais adequado da IA.

Exemplos de aplicações da inteligência artificial nas empresas

A inteligência artificial generativa, que tem o ChatGPT como a ferramenta mais conhecida, vai atuar especialmente no campo da criatividade, algo até então exclusivo dos seres humanos, segundo a empresa de consultoria McKinsey

Nesse sentido, espera-se que a inteligência artificial generativa consiga se aproximar cada vez mais do comportamento e linguagem humana para, a partir do aprendizado de máquina, realizar atividades com mais eficiência quando comparados aos seres humanos.

Assim, a utilização da IA nas empresas adquire múltiplos caminhos e possibilidades de uso. Veja os principais a seguir.

Tecnologia da informação e engenharia

Ninguém possui dúvidas de que o setor de tecnologia da informação, segurança cibernética e engenharia vai ser um dos maiores beneficiados pela IA.

Aprendizado de máquina, big data, escrita e leitura de códigos e documentos são exemplos de aplicações da IA no campo tecnológico.

Para empresas, a importância da IA se concentra especialmente na capacidade da ferramenta efetuar análise de grandes quantidades de dados, o que fornece insights valiosos para a organização.

Operações

Automatizar processos para melhorar a velocidade na entrega e otimização da cadeia de suprimentos são insights obtidos através da IA, que ajuda na previsão de preço de matéria-prima e aponta o tempo de produção do produto em cada etapa da cadeia produtiva.

Marketing e vendas

Recomendação de produtos mais assertivas, vendas personalizadas e segmentação do público são exemplos de aplicação da IA generativa.

Espera-se que seja possível desenvolver assistentes virtuais com capacidade para auxiliar empresas na tomada de decisões e criação de campanhas mais efetivas, com maior conversão nas vendas.

Pesquisa e desenvolvimento

Na área científica e de pesquisa a IA também possui aplicabilidade quando se fala no desenvolvimento de medicamentos e vacinas para combater doenças com maior precisão e agilidade.

Hoje, identificar estruturas químicas é um dos maiores impasses na área farmacêutica, o que pode ser reduzido com ajuda da IA.

Sucesso do cliente

O bom desenvolvimento da empresa é garantido pela satisfação dos seus clientes, o que inclui atendimento ao consumidor mais rápido e efetivo, bem como a capacidade de análise da satisfação do cliente a partir da interação dele com sua marca.

Com os dados gerados nessas pesquisas, empresas podem identificar pontos de melhoria para melhorar a experiência do cliente em toda jornada de compra.

Para continuar atualizado, faça a leitura do nosso blog!