O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022 será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro e é muito importante saber como se preparar para as provas. 

As principais dicas estão relacionadas ao estabelecimento de uma rotina de estudos e organização dos temas a serem estudados. 

Desde já, é importante saber que a preparação precisa iniciar com pelo menos alguns meses de antecedência, para conseguir estudar todos os temas. 

Procurar aulas de um cursinho pode ser de grande ajuda, já que os professores podem dar dicas bastante específicas para cada disciplina. A maioria deles já conhece os temas que sempre são abordados em cada área de estudo. 

Aqui, reunimos as principais dicas dadas por professores que já costumam preparar alunos para o Enem há vários anos e consideradas fundamentais. 

Criar uma rotina de estudos 

É com certeza a dica mais valiosa, já que é fundamental ter dedicação e disciplina na preparação. O resultado não vai cair do céu e não há passe de mágica. É preciso horas e horas de estudo para contemplar todo o conteúdo necessário. 

Para isso, estabeleça uma rotina de estudos. Mas seja realista. Não adianta criar um calendário de sete horas de estudo por dia, sabendo que você terá apenas quatro horas livres diárias, em média. 

Se você só tem quatro horas, dedique-se ao máximo nesse período. Se tiver problemas de concentração, por exemplo, você pode dividir esse tempo em “turnos” de uma hora ou 30 minutos, dando pausas de cinco minutos. 

Nesse intervalo, caminhe, respire fundo, vá ao banheiro, alongue-se... É realmente um momento de relaxar. Depois, retome o estudo com foco total.

Resolver questões do Enem

Outra dica muito comum dada pelos professores é a necessidade de resolver questões de provas anteriores. É certamente uma das melhores formas de se preparar para o Exame. 

Uma das dicas é, por exemplo, se você tem quatro horas de estudo por dia, dedique metade desse tempo ao estudo teórico e metade à resolução de questões. 

Mas é importante não responder questões de qualquer prova, aleatórias. Responda as provas mais recentes do Enem, para se familiarizar com o modelo e estilo de questões. 

Pelo menos uma vez, simule estar respondendo à prova como se de fato estivesse no Exame. Isso vai ajudar com o tempo de prova e estratégias para a questão. 

Praticar redações 

Isso pode fazer toda a diferença na hora da prova e você não pode zerar a redação. Lembre de fazer pelo menos uma redação a cada 15 dias, durante a preparação. 

O ideal é pelo menos uma por semana. Peça a um professor para corrigir e, se necessário, refaça. Você também pode ver exemplos de redações de sucesso!

Descanse! 

Muitos alunos subestimam o descanso na preparação para uma prova. É fundamental ter, pelo menos uma vez por semana, e algumas horas por dia, momento de lazer. Sua mente precisa relaxar para aprender melhor! Boa sorte nos estudos e uma boa prova no fim do ano. Se gostou desse artigo, acesso nosso blog e leia mais textos como esse.