A melhor forma de como se preparar para o vestibular inclui vários pontos importantes que devem ser observados pelos candidatos. 

Primeiro, é preciso conhecer o modelo de prova e analisar quais são as prioridades da banca examinadora. Assim, fica mais fácil desenvolver uma estratégia de estudos. 

As principais dicas estão relacionadas ao estabelecimento de uma rotina de estudos e organização dos temas a serem estudados. 

O ideal é que você inicie a preparação pelo menos alguns meses antes da data da prova, pra conseguir estudar todo o conteúdo abordado. 

Você ainda pode se matricular em cursinho pré-vestibular, porque os professores podem dar dicas bastante específicas para cada disciplina, facilitando muito os estudos. 

Veja abaixo algumas das principais dicas para quem está de olho em uma vaga no ensino superior e vai fazer vestibular!

Tenha rotina, foco e disciplina 

Não há dica mágica que vá garantir sua aprovação, é preciso se organizar, ter foco e disciplina para manter uma rotina produtiva de estudos. 

Estabeleça desde o início a quantidade de horas por dia que você poderá se dedicar integralmente aos estudos. 

Se você ainda está no ensino médio, os professores orientam que você estude em casa o mesmo tempo que passa na escola. Então, se fica seis horas na escola, estude seis horas individualmente. 

Você deve, claro, dividir esse tempo em turnos de uma hora ou 30 minutos. Dê uma pausa de cinco minutos e retome o foco. 

Conheça a prova 

Se você vai fazer o Enem ou, principalmente, se for prestar um vestibular específico de alguma universidade ou faculdade, é fundamental conhecer bem a prova. 

Para isso, busque em bancos de provas ou nos sites das bancas examinadoras as provas anteriores e leia os enunciados, leia os editais e fique por dentro do que é prioridade. 

Treine questões e textos 


E uma das formas de conhecer a prova é resolver questões de edições anteriores. 

Uma das formas de incluir isso na sua rotina de estudos é dedicar metade do seu tempo diário de estudos ao estudo teórico e metade à resolução de questões. 

Faça isso todos os dias e reforce aquele conteúdo em que você cometeu erros. 

Você deve fazer a mesma coisa com a redação, escrevendo uma redação nos moldes do vestibular pelo menos a cada 15 dias, durante a preparação. 

Você pode ler alguns exemplos de redações nota mil no Enem, são bons exemplos!

Revise 

Foque nos temas que você tem mais dificuldade e sempre revise os assuntos para reforçar. 

Você pode fazer revisões semanais ou quinzenais, para ter certeza de que reteve os conhecimentos. 

Relaxe

Por fim, tente relaxar pelo menos uma vez por semana, fazendo algo que você gosta. 

Sobrecarregar seu cérebro pode lhe deixar muito ansioso e, por mais que você esteja preparado pra prova, o nervosismo pode atrapalhar. 

Se necessário, procure ajuda profissional de um psicólogo. Mantenha a tranquilidade para garantir um bom desempenho!


Se gostou desse artigo, você pode acessar nosso blog e ler mais textos como esse!.