A casa inteligente se tornou uma tendência no mundo inteiro, integrando a tecnologia com a rotina das casas, transformando o cotidiano com fluidez e praticidade, fazendo com que muitas pessoas pensem ser algo inacessível para todos, quando na realidade pode não exigir grandes investimentos.

O que é uma casa inteligente?

Popularizada por meio da “Alexa”, as casas inteligentes veem se tornando cada vez mais comuns e completas, mas o que de fato é uma casa inteligente? São, simplesmente, imóveis conectados, que unem tecnologia e arquitetura.

Por sistemas avançados de automação, é possível monitorar e controlar objetos em diferentes cômodos, muitas vezes por controle de voz, o que facilita algumas atividades do cotidiano, como, por exemplo, limpar a casa, abrir ou fechar cortinas, acender e apagar as luzes, programar um lembrete, entre muitas outras.

Quais objetos compõem uma casa inteligente?

Ao pensar em tecnologia é comum que o custo seja uma preocupação, porém, as casas inteligentes exigem investimentos variados, tudo depende do quanto aquele imóvel será equipado. 

Além disso, os objetos são vendidos separadamente, o que confere mais liberdade para que o proprietário decida quais gostaria de instalar na residência e quanto a automação custará.

Sistemas de assistentes pessoais 

os grandes responsáveis pela popularização das casas inteligentes são as assistentes pessoais, que também possibilitam a conexão entre os objetos inteligentes e seu funcionamento por controle de voz ou movimento.

Permitindo que seja criada uma rotina específica para cada casa, com comandos programados para determinados horários ou ocasiões, existem diferentes marcas no mercado que possuem modelos e valores distintos, sendo indicado como primeiro item ideal.

Lâmpadas inteligentes

A função mais utilizada nas casas inteligentes é a de acender e apagar luzes sem que haja a necessidade de se mover, mas, isso será possível apenas com a aquisição das lâmpadas inteligentes.

Elas são conectadas por Wi-fi, o que permite a sua conexão com as assistentes pessoais, interruptores com sensor de presença ou tomadas inteligentes, possibilitando a marcação de horários para que elas sejam ligadas ou desligadas, além do comando por voz, intensidade da luz e variedade de cores. 

Tomada inteligente

As tomadas inteligentes podem ser consideradas como as melhores opções para aqueles que desejam uma casa inteligente, mas não possuem um orçamento alto o suficiente para a compra de objetos e móveis inteligentes.

São adaptadores para tomadas que possuem Wi-fi, assim, “transformando” os objetos ligados e eles em inteligentes para algumas funções mais limitadas, como ligar e desligar, sendo muito úteis para ventiladores, televisões e outros aparelhos.

Elas podem ser controladas por smartphones ou assistentes pessoais, reduzindo a necessidade de trocar todos os eletrodomésticos comuns por inteligentes.

Robô aspirador

Manter a casa limpa pode não ser uma tarefa muito simples ao ter uma rotina muito agitada ou muitos moradores no imóvel, pensando em tornar essa atividade mais prática, os robôs aspiradores realizam a limpeza da casa de forma automatizada.

Atualmente existem algumas variações que “passam pano” ou apenas aspiram a poeira, podendo ser controlados por aplicativos próprios ou por Wi-fi, eles realizam o reconhecimento e mapeamento do espaço.

Fechadura digital 

Atualmente, as chaves não são o único meio de abrir as portas de uma casa, as fechaduras digitais podem ser facilmente instaladas e funcionam por reconhecimento facial, biométrico, por uma senha cadastrada ou por aplicativo.

Garantindo mais segurança para a residência, muitas delas possuem sistemas de monitoramento por câmeras e a possibilidade de cadastrar mais de uma pessoa, além de possibilitar a abertura da porta a distância e trancar automaticamente.

Viu? Ter uma casa inteligente pode ser mais simples do que parece, confira mais algumas curiosidades do mundo imobiliário no nosso site