Não há como pensar em estilos e não vir a decoração clássica como uma das principais estéticas utilizadas em todo o mundo, sendo também uma das mais antigas, esse estilo dominou âmbitos que vão além do design de interiores.

Com surgimento na antiguidade, e embasada na ideia de que beleza e riqueza eram sinônimas, a decoração clássica acredita que quanto mais, melhor, podendo ser considerada como um pouco exagerada atualmente, mas com uma elegância inegável.

Obviamente, esse estilo passou por algumas mudanças ao decorrer das décadas, atribuindo algumas características da decoração moderna e contemporânea, se adaptando as novas fases e gerações que surgiam, se tornando perene.

Quais são as principais características da decoração clássica?

Uma das características mais marcantes da decoração clássica está na estrutura do imóvel, que deve ser espaçoso e com o pé direito alto, possibilitando boa parte dos elementos particulares desse estilo.

Popularizado pela realeza, estofados ornamentados, estampas, pinturas e ouro possuem grande destaque, além da seda e do veludo que são muito presentes no ambiente.

Nesse estilo, o exagero é bem-visto, por isso, a presença de decorações como cortinas longas, com barras e babados, além de mosquiteiros e colunas sempre foram destaques entre as principais características marcantes da decoração clássica.

Sem ignorar a presença de objetos decorativos como espelhos, molduras, quadros, tapetes estampados, cristais, lustres e arranjos, o excesso de informação não era uma das preocupações dos arquitetos e designers de interiores.

Como evitar a poluição visual?

Apesar de apostar em muitos objetos decorativos, estampas e extravagâncias, a decoração clássica não precisa ser poluída visualmente, para isso, é essencial garantir a harmonia entre os objetos, móveis e cores.

Os tons escuros são priorizados neste estilo, porém, eles podem ser compensados com estampas mais suaves ou arranjos de flores com cores mais claras, além disso, toda a mobília deve combinar.

É comum o uso de antiguidades, móveis maiores e mais trabalhados, que possuem muita presença, por isso, devem combinar entre si e com os tons utilizados nas outras decorações, principalmente o uso de madeiras e pedras naturais.

As paredes não ficam de fora, sempre muito bem planejadas, com pinturas, molduras e lâmpadas, que combinados trazem uma sensação dramática, enquanto nos banheiros e cozinhas, são utilizados azulejos e cerâmicas, muitas vezes com estampas, expressando toda a personalidade do estilo.

Apesar da predominância de tons mais sóbrios e neutros, é possível transmitir leveza para os ambientes, basta dar preferência ao branco, bege, azul e até preto, combinados com uma boa iluminação, além disso, o dourado ou prateado são recorrentes, trazendo mais elegância aos cômodos.

Quais são as tendências?

Atualmente, a decoração clássica mantém muitos dos seus elementos característicos, no entanto, de modo mais leve e moderno, combinando os estilos, seja por meio de objetos antigos ou “vintages” em ambientes modernos ou uma decoração moderna em um imóvel clássico.

Pode ser um desafio criar harmonia na decoração clássica com tantos elementos em um mesmo ambiente, porém, é possível em ambiente amplos, sendo uma escolha estética complicada para ambientes reduzidos.

Confira outros tipos de decoração e outras curiosidades sobre imóveis no nosso site