A decoração é capaz de transformar um ambiente, podendo transmitir a personalidade dos seus moradores ou a identidade visual de uma marca, por isso, há uma variedade de estilos possuem características e estéticas distintas, entre os estilos mais populares, pode-se destacar a decoração minimalista.

Com uma proposta de que menos é mais, o minimalismo vem conquistado o mercado e os consumidores, de forma que essa estética passou a ocupar outros âmbitos.

Mas, sua dominância é na decoração, que foca na funcionalidade dos objetos e prioriza apenas o necessário, sem poluição visual ou elementos apenas decorativos, trazendo decorações mais simples, elegantes e amplas.

Principais características da decoração minimalista

A geometria predomina grande parte das escolhas decorativas no estilo minimalista, sendo comum a presença de linhas, e formas geométricas, principalmente retas, além disso, os espaços são sempre amplos, com poucas informações e móveis.

A escolha dos móveis prioriza a simplicidade e funcionalidade dos objetos que funcionam como peças decorativas com objetivos definidos, sem que haja excesso de decorações apenas por estética.

 As texturas não são muito presentes, bem como as cores vibrantes e estampas, que costumam aparecer em tonalidades mais neutras, em tons de branco, bege e cinza, também é possível perceber a presença de elementos como pedras naturais para compor os ambientes.

Por propor espaços mais “clean”, é preciso usar a iluminação para deixar o ambiente mais claro e trazer uma sensação de amplitude, portanto, a iluminação natural deve ser uma prioridade, enquanto a iluminação artificial é utilizada de modo estratégico, sendo comum a utilização de focos embutidos no teto, abajures e luminárias modernas.

Para haver a entrada de luz natural no ambiente, pode ser recorrente a presença de um número elevado de janelas, no entanto, sem o uso das cortinas, sendo substituídas por estores ou blackouts para quando a iluminação não for desejada. 

Como aplicar a decoração minimalista morando de aluguel?

Um dos pontos positivos da decoração minimalista é justamente o minimalismo, pode parecer redundante, mas, para a transformação de um ambiente para que ele se adeque a este estilo, não são necessários grandes investimentos, principalmente com elementos decorativos.

Ao optar por alugar um imóvel, as possibilidades para a decoração do ambiente ficam um pouco limitadas, principalmente se houver alguma restrição do proprietário, por isso, o estilo de decoração minimalista pode ser o ideal nessa situação, afinal, ele não exige muitas mudanças.

Até os eletrodomésticos podem se tornar parte da decoração, por não haver a presença de muitos objetos decorativos, eles podem fazer parte da estética minimalista, compondo a decoração.

Esse estilo é conhecido pela ausência de cores e muita informação, mas, a intenção não é um ambiente sem personalidade, para agregar nesse sentido, pode ser interessante trazer um ponto de cor por meio de plantas, ou até mesmo um vaso com flores.

Sempre de modo simples e discreto, afinal, o segredo desse estilo é não exagerar, mas trazer harmonia e relaxamento com pouco elementos, elegância e funcionalidade, a decoração integra a estética com a rotina da casa, mantendo apenas o essencial.

Seguir um estilo de decoração minimalista pode não ser tão simples para aquelas pessoas que já são consumistas ou que possuem muitas decorações espalhados pela casa, afinal, seria necessário desapegar de algumas coisas e se contentar com o essencial.

Existem diversos estilos que se encaixam perfeitamente às variadas personalidades, conheça mais sobre imóveis no nosso site