A História do Brasil é extensa, e objeto de estudo durante anos nas escolas de todo o país, mas alguns detalhes e curiosidades passam despercebidos, outros, são retratados de maneira omissa ou errônea.

O continente americano se destaca pela diversidade de culturas, apesar de ser uma das últimas regiões exploradas, a América do Sul, e principalmente o Brasil, guardam alguns segredos sobre sua história.

Quem realmente “descobriu” o Brasil?

O descobrimento do Brasil pelos portugueses é uma história contada há anos, porém, há quem diga que não foi bem assim que aconteceu, a principal versão que contesta a clássica descoberta de Pedro Álvares Cabral possui os indígenas como protagonistas.

Afinal, como descobrir um lugar que já havia sido descoberto, com uma população estabelecida e organizada socialmente? Foi o que houve no Brasil, o fato dos indígenas habitarem o Brasil anos antes de sua “descoberta” é totalmente ignorado nos livros, tudo para seguir a narrativa de que os portugueses descobriram o país.

Além desse fato, vale frisar que não foi uma descoberta unicamente pelo país já ser habitado, no entanto, pois o termo correto é invadido, sim, o Brasil foi invadido e não descoberto pelos portugueses, que chegaram às terras brasileiras e violentamente a ocuparam, alterando a sociedade local e seus costumes.

Pedro Álvares Cabral não foi o primeiro a descobrir o Brasil, muito menos o segundo, ocorre que, em 1498, o navegador militar Duarte Pacheco Pereira, encontrou o Brasil. 

Mais precisamente a região entre o Maranhão e o Pará, em uma expedição secreta que objetivava o reconhecimento das zonas localizadas além da marcação de Tordesilhas.

Em janeiro de 1500, ainda antes de Pedro Álvares Cabral chegar ao Brasil, o explorador espanhol Vicente Pinzón encontrou o litoral pernambucano, apenas 3 meses depois, Cabral “descobriu” o Brasil, chegando a Porto Seguro — Bahia.

A maçonaria no processo de Independência do Brasil

Até os dias atuais a maçonaria causa curiosidade, poucos conhecem seu envolvimento na história do Brasil, principalmente pelos maçons serem muito reservados, mas a independência do Brasil não aconteceria sem sua interferência.

Em 1822, no ápice das reações brasileiras às pretensões das cortes portuguesas, a organização maçônica Grande Oriente Brasílico foi criada, pouco tempo depois, Dom Pedro I foi iniciado. 

Dentre seus membros também estavam José Bonifácio de Andrada e Silva, Joaquim Gonçalves Ledo e José Clemente Pereira, os grandes influenciadores para que Dom Pedro I adotasse a causa da independência do Brasil que já circulava entre os membros da organização.

Os nomes do Brasil

Muitos países já foram chamados por nomes que hoje não existem, como ocorreu com o Brasil, que inicialmente, antes da invasão portuguesa, se chamava Pindorama, nome dado pelos indígenas em sua língua.

Com a chegada dos portugueses, muitos dos seus costumes foram impostos ao povo brasileiro original, como a arquitetura observável ainda hoje nos centros históricos, além do português, algumas vestimentas e religião, o que transformou o Pindorama em Ilha de Vera Cruz.

Porém, esse nome não permaneceu por muito tempo, apesar de ser nomeado de Ilha de Vera Cruz em 1500, mesmo ano de sua “descoberta”, o atual Brasil passou a se chamar Terra Nova e depois Terra dos Papagaios em 1501. 

Posteriormente se chamou Terra de Vera Cruz em e Terra de Santa Cruz em 1503, em 1505 foi renomeado de Terra Santa Cruz do Brasil e depois Terra do Brasil, apenas em 1527 o Brasil passou a ter esse nome, que ainda sofreu algumas alterações com o passar dos regimes políticos adotados. 

Em 1530 seu nome era Colônia do Brasil do Reino de Portugal, em 1808 junto à vinda da corte do rei Dom João VI, seu nome passou a ser Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, que foi oficializado em 1815.

Com a mudança para império, em 1822 o país recebe o nome de Império do Brasil, em 1889, novamente com a mudança do regime político, o país passa a se chamar Estados Unidos do Brasil. 

Apenas em 1967, com a elaboração da constituição durante a Ditadura Militar, o país é nomeado de República Federativa do Brasil, e assim permanece até os dias atuais.

Para conferir outros artigos semelhantes, acesse o nosso site