A tecnologia está em constante evolução, suas mudanças influenciam diretamente os comportamentos da sociedade, e consequentemente, todas as áreas do mercado, incluindo, sua moeda, que agora se transformou nas criptomoedas.

Ao ouvir esse nome, é comum ser associado a investimento, ou alguma moeda digital específica, mas como essa tecnologia funciona no dia a dia?

Para entender seus benefícios, é preciso conhecer seu conceito.

Criptomoedas são apenas moedas digitais, ou seja, uma representação do dinheiro no mundo virtual, mas que possui valor em ambos.

Além disso, elas são descentralizadas, o que significa que não são administradas por um único país ou órgão, sua criação é feita por uma rede blockchain, que as armazena da maneira mais segura possível.

O blockchain possibilita que as criptomoedas sejam convertidas em outros tipos de moedas usadas no mundo físico, as transformando em moedas de troca para a compra de produtos ou serviços.

As criptomoedas se tornaram muito relevantes para o mercado financeiro, por ser um método de investimento com um bom retorno, muitas empresas a adotaram como forma de pagamento, apesar de sua alta volatilidade.

Então como elas funcionam?

Como as criptomoedas funcionam?


Antes de tudo, é interessante frisar que as criptomoedas existem apenas em meios digitais, sendo moedas virtuais e não físicas.

Elas não podem ser armazenadas em contas correntes, cofres ou corretoras comuns, e sim em carteiras digitais próprias, chamadas de exchanges.

Mas são criadas na rede blockchain, quem contribuir para sua criação é pago em criptomoedas, que posteriormente ficam disponíveis para circulação, sua negociação é realizada através das exchanges, fundos de investimentos e até corretoras de investimentos.

 O que é uma blockchain?

Entenda como funciona a rede blockchain!


Uma rede de blockchain é uma tecnologia formada por cadeias de blocos de informações, funcionando como um banco de dados capaz de armazenar todo o tipo de informação, tornando incapaz qualquer alteração.

Essa segurança oferecida pela rede blockchain conquistou sua relevância, devido a sua descentralização, um registro só pode ser realizado na cadeia, caso todos os computadores pertencentes a rede o aprove.

Esse bloco é composto por muitas informações juntas, e permanece registrado na cadeia.

Mas em que momento as criptomoedas aparecem?

Qual a finalidade das criptomoedas?

As criptomoedas surgiram como um meio de pagamento para mineradores na blockchain, mas, hoje, elas podem ser usadas para a compra de produtos ou serviços, funcionando como objeto de troca.

Além dessa função de moeda, como já é conhecida, há a utilização de criptomoedas como um método de investimentos, pelo seu potencial de reserva de valor.

Por isso as empresas começaram a aceitar criptomoedas como forma de pagamento, fundos de investimento para criptomoedas, entre outras opções de uso que continuam crescendo até hoje, que contribuíram para a popularização das moedas digitais no mercado.

Quais são as vantagens e desvantagens das criptomoedas?

Toda tecnologia e principalmente, modo de investimento possui benefícios e riscos.

Entre as vantagens estão o alto potencial de rentabilidade, a variedade da carteira de investimentos, a simplificação da acessibilidade para investimentos, elas estão em crescente relevância que lhe agregam valor, e uma das principais, a segurança oferecida pela rede de blockchain.

Por outro lado, suas desvantagens incluem sua alta volatilidade, que pode influenciar seu uso como moeda de troca para empresas, além de estar propensa a golpes e fraudes, e claro, a falta de regularização dos governos, já que não são os responsáveis por sua administração.

Assim como os outros métodos de investimentos do mercado, é preciso estudo para possuir sucesso.

Para entender mais sobre o mercado financeiro, acesse o nosso site