A principal e mais significativa diferença das últimas gerações para a geração Alpha, é que eles nasceram completamente imersos na era da tecnologia, experimentando-a e se desenvolvendo de uma maneira nunca vista antes, com tão pouca idade.

A divisão de gerações começou a ser nomeada com os Babys Boomers, que nasceram em um contexto de pós-guerra nos Estados Unidos, entre 1946 e 1964, depois deles, vieram as gerações X, Y, Z e agora a geração Alpha.

Essa divisão contribui para a análise de comportamento social de cada uma dessas gerações e como o contexto as influencia. Porém, como saber quem faz parte da geração Alpha e quais são suas características?

O que é a geração Alpha?

Como já foi dito, essa geração nasceu em pleno mundo digital, desde seus registros de nascimento, até o dia a dia de suas infâncias, esse grupo é composto pelos nascidos a partir de 2010 e que nascerão até 2025.

Devido a isso, sua atual grande maioria são filhos dos Millenials, que nasceram entre 1981 e 1996, que possuem métodos de criação bem diferentes da geração que os criou.

Apesar da geração Z, que antecede os Alphas, ter vivenciado a tecnologia mais do que as anteriores em suas vidas, a geração atual é a primeira a ter esse contato desde a infância, afinal, quando os membros da Gen Z eram crianças, a tecnologia não tinha a proporção que possui hoje e seu acesso era mais restrito.

Por isso que essa é o ponto que mais define essa geração, que está passando por um desenvolvimento completamente diferente e afetado pela tecnologia, já que as informações são recebidas de maneira instantânea.

Outra questão que os diferencia dos seus ascendentes, é a variedade de configurações familiares, que não eram tão comuns a alguns anos atrás, mas será que esses dois pontos principais, realmente tem impacto em suas características?

Quais são as características da geração Alpha?

Todas as gerações são influenciadas por alguns fatores que moldam suas características principais, que podem ser notadas de uma forma geral e alteram o modo como essas crianças se comportarão perante o mercado.

Independência

  

Devido à alta interação com a internet e os aparelhos eletrônicos desde muito novos, já foi possível observar um senso maior de independência entre os membros da geração Alpha, que aprendem a manipular seus aparelhos e recorrem ao Google para buscar as respostas para suas perguntas.

Curiosidade

A independência com relação aos meios eletrônicos e esse fácil acesso contribui para o estímulo da curiosidade, as crianças dessa geração gostam de explorar o mundo real e digital, aprendendo sozinhos a lidar com a tecnologia.

Agilidade 

Mais uma vez, o acesso à tecnologia e a maneira instantânea do recebimento de estímulos e informações, influencia diretamente nas características dessa geração, que procura por agilidade em suas vidas.

Empatia

Os métodos de educar adotados pelos Millenials são bem distintos dos anteriores, respeitando mais a individualidade das crianças e mostrando que a empatia deve ser praticada sempre.

O que cria pessoas dispostas a fugir do tradicional e enxergar o diferente com naturalidade, praticando a inclusão social e empatia pelo próximo.

Dificuldade de concentração

A imersão no mundo digital com pouca idade causa alguns efeitos negativos ao desenvolvimento, um deles é a dificuldade de concentração.

Isso acontece porque as crianças possuem um processo de aprendizagem diferente das demais gerações, por estarem vivendo um contexto tecnológico onde a informação é acessada instantaneamente, sem exigir muito esforço para encontrá-la.

Além disso, os conteúdos consumidos são, em grande maioria, compostos por vídeos curtos, que os acostuma a se entediar com mais facilidade.

Essa característica pode causar o desenvolvimento de ansiedade, que pode ser amenizada através da terapia.

A geração Alpha está sempre em busca do equilíbrio entre o contato real e virtual, e por isso possui todas essas características.

Para saber um pouco  mais sobre temas como este, acesse nosso site