Desde os primórdios da humanidade, a decoração foi sendo aplicada pela necessidade de se estabelecer espaços que servissem às funções do ser humano. O estilo de decoração industrial é um exemplo claro de algo consolidado por uma necessidade.

Este é um estilo que surgiu com a necessidade de unir demandas de trabalho com demandas do lar. Ele geralmente passa a ideia de um ambiente descontraído, pronto para a atividade, mas também acolhedor.

A decoração possui diferentes estilos, podendo estes se adequar tanto a gostos quanto a necessidades para diversos tipos de usuários.

Se você se interessa por decoração, veja outras curiosidades aqui no blog da Citas!

Alguns exemplos de estilos são: o clássico, o rústico, o escandinavo, retrô, o oriental, o industrial, o estilo provençal, boho, moderno, etc.

Cada um destes tem sua forma e composição bem definidas, e traz consigo um significado que transmite ao usuário sensações específicas a depender da forma que seja aplicado.

A seguir veremos algumas características essenciais deste estilo.

 

A Decoração Industrial

 O estilo de decoração industrial surgiu na década de 1970, quando as pessoas precisavam de um ambiente que comportasse tanto as tarefas de casa, como as do trabalho, e que fosse prático e confortável.

Foi nessa época que surgiram os lofts; era comum que as pessoas usassem galpões antigos para fazer deles, suas moradias.

Por isso, é um estilo que tem características bem definidas, e que para simular, os objetos e materiais devem ser escolhidos a dedo.

As cores dominantes neste caso são cinza, preto e vermelho/alaranjado. Cores que simulam metais como o cobre, o aço, etc. Algumas pessoas também compõem com amarelo e branco em alguns casos específicos.

Neste estilo, de modo geral, é comum encontrar tubulações aparentes, paredes simulando que não foram pintadas, com tijolos aparentes, metais, cimento queimado, dentre outros.

Os ambientes industriais tendem trazer uma proposta de integração geral entre os cômodos, sendo assim tudo bem espaçoso e amplo. Luz e ventilação são fatores importantes a se considerar, pois as propostas devem priorizar ventilação e iluminação natural.

O projeto de iluminação, no entanto, deve conter propostas de luminárias mais modernas, trilhos de luz, spots, tudo isso dentro dos materiais englobados pelo estilo.

Naturalmente, hoje o estilo industrial já não é utilizado pela necessidade, mas pela tendência atual de buscar reconstruir esses espaços e trazer uma vida diferente para a própria casa.

 

Por que Usar o Estilo Industrial?

 

O estilo de decoração industrial é uma opção que não tem erro quando se trata de buscar conforto, qualidade visual, e requinte.

É uma forma de decoração que atrela elegância à urbanidade, e é perfeita para aqueles que desejam algo diferente no seu lar, e que transmita essa atividade e disposição!

Existem diversas formas de aplicar esse tipo de decoração em uma casa. A melhor forma é buscar alguém já com essa expertise para tentar encontrar o que melhor se adequa a cada caso.

Se você gostou deste artigo, confira também outros conteúdos no blog da Citas!