Garantir uma vaga entre as melhores faculdades de direito do Brasil é o sonho de quem quer seguir carreira jurídica. Isso porque dos mais de 1500 cursos do país, só pouco mais de 200 têm desempenho considerado satisfatório.

De qualquer forma, o direito está entre as carreiras mais bem conceituadas do país, além de ter excelente espaço no mercado de trabalho, tanto no setor público quanto privados. 

Entre as profissões mais comuns, os advogados são profissionais fundamentais para praticamente todas as áreas da sociedade atualmente. O curso tem duração de 5 anos, ou 10 semestres.

Quanto aos setores do direito que mais crescem atualmente, se destacam alguns: direito médico, compliance (empresarial), direito digital, direito ambiental e mediação.

E se você está decidido a ingressar na área, vamos então conhecer algumas das melhores faculdades do Brasil. 

USP 

Localizada na Sé, no Centro de São Paulo, a faculdade de direito da Universidade de São Paulo é a mais tradicional do país. Os Cursos Jurídicos, criados em 1827, foram o pilar para a estruturação do Estado Democrático de Direito Brasileiro. 

Foi a primeira instituição a integrar a Universidade de São Paulo, quando ela foi criada, em 1934. 

A concorrência para ingresso no curso de direito da instituição foi de cerca de 20 para cada vaga. 

A faculdade está entre as melhores considerando principalmente as notas obtidos pelos egressos da faculdade em provas específicas da área. 

Uma curiosidade do curso é que o jornal O Estado de São Paulo é oriundo de um jornal que surgiu entre os estudantes do curso de direito da USP, na década de 1860.

UFMG 

Considerada também uma das melhores do Brasil, a faculdade de direito da Federal de Minas Gerais obteve uma das melhores notas entre os docentes e discentes.

Assim como na USP, foi fundada em 1892, antes mesmo da criação da Universidade, sendo incorporada posteriormente. Atualmente, funciona no Centro de Belo Horizonte, capital do estado.

Atualmente, o curso funciona em conjunto com o curso de ciências do estado e, conforme os docentes, ambos têm a missão de “formar juristas e estadistas de Escola”. 

Mackenzie

Também localizada em São Paulo, no bairro Higienópolis, a faculdade de direito do Mackenzie está entre as 15 melhores do país, com profissionais de excelente desempenho e reconhecimento egressos da instituição. 

Diferente das duas anteriores, o curso é particular, portanto pago. 

Conforme a instituição, o curso oferece uma formação humanística bastante completa, já que o profissional poderá atuar em qualquer área do direito, como a advocacia, magistratura, procuradorias, promotorias, defensorias, e outras.

PUC São Paulo

Entre as 10 melhores do país segundo o ranking da Folha de São Paulo, o curso de direito da PUC São Paulo recebeu o Selo de Qualidade OAB Recomenda. 

A graduação foi fundada  há mais de 60 anos e, segundo a instituição, o curso está em constante atualização para a formação de “profissionais críticos e conscientes de seu papel na sociedade brasileira em defesa da democracia, da valorização dos direitos humanos e do exercício da cidadania”. 

Esperamos que o artigo tenha ajudado você a decidir qual faculdade escolher, se ainda estava em dúvida. 

Se gostou do texto, acesse nosso blog e leia outros como esse!