A história do Mercado Municipal de São Paulo remonta à década de 30, após a inauguração do imponente edifício com inspiração na arquitetura alemã, projetado por Francisco de Paula Ramos de Azevedo. Com famosos vitrais do artista russo Conrado Sorgenicht Filho, a localização do Mercado, no centro da cidade, garante acesso rápido para moradores e turistas.

Hoje, o Mercadão de SP, como é carinhosamente conhecido, abriga mais de 290 boxes com lojas concentradas na venda de gêneros alimentícios de todos os tipos, como frutas, laticínios, peixes e embutidos.

Continue a leitura que nós, do Citas, preparamos para você e descubra o que fazer no Mercado Municipal de São Paulo e como chegar!

Mercadão de SP: o que fazer

A pujante arquitetura do Mercadão de SP combina com sua agitada movimentação interna, com trabalhadores, turistas e paulistanos que visitam o mercado em busca de produtos ou diversão.

Com os vitrais decorando o espaço, clareado através das clarabóias do edifício, no térreo do Mercado você pode encontrar uma variedade de frutas, verduras, queijos, cereais, peixes, embutidos e diferentes carnes para experimentar ou adquirir.

Assim que você entra, é logo recepcionado por um vendedor de frutas, que vai te oferecer algumas frutas exóticas ou pouco conhecidas para provar. Não deixe de experimentar as tâmaras com morangos: elas ficam com gosto de chocolate na boca.

No primeiro andar do prédio, conhecido como Mercado Gourmet, há várias opções gastronômicas para experimentar, combinada com feiras, apresentações musicais e outros eventos para atrair o público.

Quando for ao Mercadão, não perca a oportunidade para fazer as seguintes coisas:

Divirta-se no Mercado Municipal e antes de adquirir algum item, confira o preço, porque o quilo das frutas costuma ser um pouco alto!

  • Provar frutas nas barraquinhas de vendedores
  • Comer o prato típico paulistano, o sanduíche de mortadela
  • Provar pastel de bacalhau ou bolinho de bacalhau
  • Tomar um chopp gelado
  • Admirar os vitrais
  • Comprar queijos e frios importados de diferentes regiões, como o presunto da Espanha
  • Adquirir temperos e especiarias de todos os lugares do mundo
  • Registrar o passeio com fotos incríveis e divertidas

Como chegar e horário de funcionamento

O Mercado Municipal de São Paulo está localizado na Rua da Cantareira, n° 306, no Centro Histórico da Cidade.

Para chegar você pode utilizar transporte público, carro ou táxis. No local, há estacionamento próprio, pela Zona Azul, estacionamentos privados e espaços para estacionar bicicletas.

De metrô, as estações mais próximas são a Luz (Linha 4 Amarela e Linha 1 Azul) e São Bento (Linha 1 Azul). A estação de São Bento fica próxima à 25 de março, basta caminhar até o local.

A região também conta com linhas de ônibus e para chegar de trem basta pegar o serviço 710 da CPTM.

Horário de funcionamento

Fechado aos domingos, o Mercadão possui horário de funcionamento diferenciado a depender do serviço ofertado. Veja abaixo:

Varejo – atendimento ao público: Funcionamento das 06 da manhã às 18h, de segunda à sábado. Aos domingos e feriados, o Mercado funciona das 06 às 16h.

Mas, atenção: Caso você deseje ir ao Mercadão em feriado, confira o horário de funcionamento, porque há feriados que o Mercado é fechado ao público.

Atacado – vendas em volume: Funcionamento noturno, das 22h às 06 da manhã.

Sua casa no Centro de SP

O Mercado Municipal está próximo de outras atrações do Centro Histórico de São Paulo, como a Pinacoteca, a Estação da Luz, Sala São Paulo, o Mosteiro de São Bento e Teatro Municipal.

Todos eles, com extensa programação cultural, são vizinhos de quem decide morar no centro de São Paulo. E aqui no Citas você encontra facilmente uma casa para chamar de sua.

Continue a leitura do nosso blog e continue atualizado sobre as últimas novidades.