Ao fazer uma mudança, reforma ou apenas trocar a decoração da casa, é comum que a geração anterior busque por móveis planejados, ou seja, móveis elaborados sob medida.

Acontece que por muitos anos, a marcenaria foi muito valorizada nas decorações das casas, sendo comum a presença de móveis planejados, porém, com as novas tendências e tecnologias, gradualmente, foi popularizado o uso de móveis prontos.

Porém, lentamente, o uso de móveis planejados está voltando a alta, devido à boa utilização dos espaços, acabamento ímpar e personalização.

Por que optar por móveis planejados?

A maior vantagem dos móveis planejados, além do aproveitamento de espaço, é a personalização, afinal, eles são feitos sob medida para aquele ambiente e podem ser adaptados para atender as necessidades, garantindo mais funcionalidade, enquanto abrange a decoração já existente no ambiente e o gosto dos proprietários.

Apesar de possuírem um custo um pouco mais elevado, a qualidade de seus materiais é superior quando comparados aos materiais mais utilizados para produção dos móveis prontos, portanto, os móveis planejados se mostram mais duráveis e resistentes, com a possibilidade de acoplar e esconder eletrodomésticos.

Eles podem ser pagos em etapas, afinal, é um processo extenso até sua instalação, que se inicia com a elaboração do projeto, desenhado por especialistas da área de decoração de interiores. 

Eles serão os responsáveis por pensar na melhor maneira de entregar a funcionalidade pedida pelos clientes, enquanto conduz um bom uso do espaço e cuida da parte estética.

É possível transmitir a personalidade dos proprietários por meio dos móveis prontos, mas, com os planejados, é possível escolher detalhes como os acabamentos, materiais, cores e texturas, essa é a parte mais interessante deles, nenhum móvel se adaptará tão bem em um ambiente como um planejado.

O que levar observar na hora de comprar móveis planejados?

Bom, para os móveis planejados serem realizados com excelência, haverão momentos em que o profissional responsável conversará com seus clientes sobre seus gostos e necessidades, além disso, ele irá no local tirar as medidas, assim como para a montagem do móvel.

Além disso, é um processo mais demorado do que simplesmente ir a uma loja e comprar um móvel pronto, afinal, ele será feito especialmente para aquele ambiente, exigindo paciência e um pouco mais de investimento, para que todos os projetos sejam aprovados e as mudanças necessárias realizadas.

Por isso, existem várias etapas em contato direto com o profissional encarregado, para ficar claro o esperado pelo cliente e o que será entregue por ele, assim, todas as necessidades serão atendidas, incluindo sua funcionalidade, estética e orçamento.

Para dar início a execução do projeto será necessária a assinatura de um contrato, com isso, é essencial ler atentamente suas cláusulas, a fim de garantir que o que foi acordado está sendo contemplado nele.

Antes de optar por qual empresa cuidará do projeto, é importante pesquisar sobre outras empresas disponíveis no mercado, observar seus trabalhos já finalizados, assim como realizar orçamentos e uma pesquisa que englobe qual o prazo estimado e quais são os materiais disponíveis.

Com muita pesquisa e cuidado, é possível mudar a cara de um ambiente com o uso dos móveis planejados, que, ainda valorizam o imóvel para futuros aluguéis ou vendas.

Para conferir mais conteúdos sobre imóveis, visite o nosso site