Nos dias de hoje é difícil pensar em bem-estar no ambiente de trabalho sem falar em ergonomia, afinal, ela afeta diretamente a todos. A saúde física e mental das pessoas é igualmente importante, sendo esta última crucial mesmo no local de trabalho. No entanto, mesmo assim, muitas empresas ainda possuem dúvidas sobre o que é ergonomia na prática.

Garantir que os colaboradores tenham um ambiente de trabalho saudável sempre foi um dos maiores desafios da equipe de Recursos Humanos.  Estar alinhado a essa preocupação tornou-se ainda mais difícil para os negócios com a necessidade de transição para o modelo de home office. Por isso, se você quiser saber mais sobre o que é ergonomia e quais os seus benefícios, é só continuar lendo este artigo.

O que é ergonomia?

Na realidade, a ergonomia pode ser entendida como um conjunto de regras e procedimentos que analisam como o local de trabalho está organizado e como as pessoas interagem com as várias ferramentas e equipamentos.

Seu objetivo é reduzir o risco trabalhando para organizar os procedimentos corporativos e as condições físicas dos espaços de trabalho da empresa. Além de proporcionar conforto ao trabalhador, ela também visa prevenir doenças ocupacionais. Por exemplo, lesões, dores físicas e preservação das capacidades físicas e psicológicas do colaborador.

Portanto, podemos definir ergonomia como a análise da relação entre um profissional e a forma como ela realiza seu trabalho. Esse conceito tem como parâmetro a norma reguladora nº 17 desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Qual a importância da ergonomia?

A ergonomia no ambiente de trabalho é fundamental, pois serve como ferramenta para garantir o cuidado com a saúde física e mental dos colaboradores. A implantação e aplicação da ergonomia também traz efeitos positivos para a empresa, visto que ajuda a aumentar a produtividade dos funcionários.

Além disso, alguns de seus benefícios também incluem: prevenção de lesões por esforço repetitivo (LER), prevenção de doenças psicossociais, redução de afastamentos dos profissionais por questões médicas e de absenteísmo, melhora na qualidade de vida, redução de cansaço dos colaboradores e muito mais.

Tipos de ergonomia

A ergonomia tem uma abordagem muito ampla que leva em consideração vários fatores. Eles incluem fatores físicos, mentais, sociais, ambientais, organizacionais e outros fatores importantes. Sendo assim, pode ser dividido em tipos de especialização com abordagens mais aprofundadas.

No primeiro tipo nós temos a ergonomia física, que discute a relação permanente entre as atividades diárias que necessitam de esforço físico para serem realizadas e as características anatômicas do ser humano.

O principal objetivo da ergonomia física é melhorar o desempenho de um indivíduo pela aplicação de análises e estudos de sua antropometria, biomecânica e fisiologia em seus postos de trabalho.

A ergonomia organizacional, tem a ver com a cultura, os processos e as políticas da empresa. Esse tipo de ergonomia tem como objetivo adequar as condições de trabalho oferecidas pela empresa, a saúde do empregado e seu bem-estar.

No caso da ergonomia cognitiva, ela discute processos mentais como raciocínio e memória, que o funcionário utiliza para realizar tarefas, bem como como eles interagem com outros fatores. Por isso, de forma geral ele está ligado com o raciocínio, reação e resposta motora, em relação ao cenário e memória dos colaboradores.

Se você gostou desse artigo e gostaria de saber mais sobre temas parecidos, é só continuar navegando no nosso site.