Hoje em dia cada vez mais os consumidores, e consequentemente, as empresas estão preocupadas com pautas ambientais. No entanto, muitas vezes as marcas, para não perderem o acesso a esses clientes, acabam fazendo uma falsa propaganda ecológica, que é conhecida como Greenwashing.

Nesse sentido, o objetivo do greenwashing é dar uma aparência de sustentabilidade que não é verdade, levando o consumidor a cometer um erro por acreditar que ao adquirir o bem ou serviço está ajudando o meio ambiente ou os animais. Sendo assim, confira neste artigo mais detalhes sobre o que é greenwashing e o porquê evitar fazer!

O que é Greenwashing?

Greenwashing é uma frase em inglês que se traduz como "lavagem verde" em português. Esse é um termo que é utilizado quando as empresas criam estratégias de venda feitas para dar a impressão de sustentabilidade para os clientes, sem realmente colocá-las em prática.

Sendo assim, as marcas usam linguagem em seus anúncios, certificados e outros documentos para levar os consumidores a acreditar que a compra de um produto está apoiando a sustentabilidade ambiental. No entanto, a realidade é bem diferente.

Ao invés de se criar padrões e processos sustentáveis, essas empresas não o utilizam na sua estratégia, assim como seu produto em particular também não oferece nenhuma proteção ambiental, pelo contrário, tem inúmeros efeitos prejudiciais ao meio ambiente.

O que a empresa precisa fazer para ser considerada Greenwashing?

Existem alguns indicadores que devem estar presentes para que uma empresa possa ser considerada como uma greenwashing.  O primeiro ponto é que ela normalmente usa informações falsas que levam a crer que ações sustentáveis ​​estão sendo praticadas e ocultam as características indesejáveis ​​em seus produtos e/ou serviços para que os consumidores não descubram a verdade.

Além disso, outra característica é que as empresas que praticam o greenwashing, costumam mencionar quantidades fictícias em referências dos seus produtos e utilizam de dados imprecisos, ambíguos, contraditórios e sem referência ou comprovação de sua veracidade.

Por fim, outro ponto é que elas normalmente utilizam selos ou certificações ambientais para reforçar uma ideia de que são ecológicas, sendo esse uma das características mais nocivas aos consumidores.

Como evitar empresas que praticam o Greenwashing?

Quando se trata de produtos “verdes”, os compradores costumam fazer compras sob a influência de embalagens, tomando nota de alegações ou propagandas que os levam a acreditar que determinado produto contribui de alguma forma para o meio ambiente ou tem menor impacto ambiental do que os concorrentes.

Dicas para evitar consumir produtos de empresa que praticam o Greenwashing

Nesse sentido, existem algumas atitudes simples que podem ajudar os consumidores a evitar cair na retórica enganosa do greenwashing. Confira algumas dicas a seguir.

  • O marketing, design ou embalagem comunica a ideia de que um produto ou serviço é ambientalmente responsável sem descrever como a marca consegue isso;
  • A marca oculta vários detalhes ou oculta características dos produtos considerados indesejáveis;
  • A marca divulga informações irrelevantes, como fazer referência a uma substância perigosa que não está presente no produto, mas cujo uso já é proibido por lei. Um caso muito comum é quando o produto apresenta “Não contém CFC”. Contudo, essa substância é proibida, e portanto, não poderia estar presente de qualquer forma.
  • A marca usa termos ambíguos de forma positiva em seu branding, como "amigo do meio ambiente", mas não esclarece o que isso realmente significa;
  • A marca usa selos ou certificações ambientais não confiáveis. Alguns que são confiáveis são: FSC (Forest Stewardship Council), IBD (Instituto Biodinâmico), PROCEL e Ecocert.

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