Uma boa iluminação é parte importante do nosso dia. Afinal, a luminosidade adequada traz sensação de tranquilidade e bem-estar. Por conta disso, você já deve ter se perguntado quando contratar um projeto de luminotécnica.

Afinal, ter um planejamento para garantir essa característica no ambiente é fundamental.

Mas você sabia que existe um estudo para criar locais com uma iluminação mais agradável? Pois é, esse método tem o nome de luminotécnica!

A luminotécnica tem o objetivo de melhorar o conforto visual, a produtividade e a execução de tarefas do dia a dia sem dificuldades.

Ficou curioso(a)? Então, acompanhe a leitura deste artigo e entenda o que é, os seus benefícios e quando contratar um projeto de luminotécnica!

O que é projeto de luminotécnica?

O projeto de luminotécnica é um planejamento da iluminação artificial de ambientes internos ou externos, visando adequar a intensidade da luz as características do local.

Entretanto, para chegar a este resultado, é necessário observar muitos aspectos do espaço, como a arquitetura, mobília e objetos, custos e a incidência da luz natural.

A partir disso, cálculos da luminosidade do local são feitos para encontrar a iluminação ideal.

Deste modo, o projeto luminotécnico proporciona beleza, funcionalidade e economia de energia elétrica!

Embora existam diversos tipos de lâmpadas e luminárias, os equipamentos mais utilizados em projetos de luminotécnica são os itens de LED, pois são mais eficientes, econômicos e possuem maior durabilidade e luminosidade.

Os tipos de iluminação do projeto de luminotécnica podem ser a iluminação difusa, direta ou indireta.

A iluminação difusa é a mais conhecida, pois as lâmpadas são colocadas no teto do local, iluminando o espaço por completo.

Já a iluminação direta tem o objetivo de destacar um objeto, através de luminárias ou abajures, que evidencia quadros, plantas ou áreas de trabalho.

Por fim, a iluminação indireta é aquela em forros de gesso, onde a luz reflete na superfície branca e é distribuída pelo ambiente, fornecendo um aspecto mais íntimo.

Quando contratar um projeto de luminotécnica?

A sensibilidade a luz é individual, e cada pessoa apresenta um certo grau. Então, se o seu objetivo é o conforto visual, este é o momento de contratar um projeto de luminotécnica!

Os profissionais responsáveis por esses projetos são chamados de lighting designer, que planejam e calculam a quantidade de luz necessária para aquele ambiente.

Assim, os profissionais avaliam o espaço como um todo, como as cores das paredes, quantidade e tipos da mobília, tamanhos, incidência da luz natural e o gosto do cliente.

Após a avaliação, os cálculos e o planejamento são feitos. Deste modo, o responsável consegue prever a quantidade de luminárias ou lâmpadas e a sua distribuição na área.

Embora grande parte desses projetos seja iniciado depois da construção da propriedade, o ideal é que ele inicie juntamente ao planejamento da obra do imóvel.

Afinal, com os dois projetos é possível flexibilizar mudanças e aproveitar melhor a luz natural.

Benefícios do projeto de luminotécnica

Existem muitas vantagens em contar com um projeto de luminotécnica, pois os profissionais sabem exatamente o que precisa ser feito.

Assim, os resultados são ambientes esteticamente mais bonitos, produtivos e iluminados, além da economia de energia.

Afinal, os responsáveis utilizam estratégias para garantir a iluminação eficiente, sem haver excesso de luminosidade ou uso exagerado de lâmpadas!

E então? Já sabe quando contratar um projeto de luminotécnica? Se você gostou deste artigo, confira também outros conteúdos no blog da Citas!