Você já deve ter se perguntado: “quando preciso contratar um paisagista?”. Afinal, ter um jardim ou outras áreas verdes nos coloca em contato constante com a natureza e é uma ótima forma de decorar o local.

Além disso, as plantas e os elementos naturais melhoram a nossa qualidade de vida, reduzem o estresse e contribuem com o meio ambiente.

Entretanto, como garantir e preservar um espaço com essas características? É quando preciso contratar um paisagista!

O paisagista é responsável por estudar a região, planejar e executar projetos que tornam a área mais verde, bonita, “viva” e preservada!

Portanto, acompanhe este artigo e entenda com mais detalhes o que é e quando preciso contratar um paisagista!

O que é um paisagista?

Os paisagistas normalmente possuem formação em engenharia agrônoma ou florestal, arquitetura, biologia ou cursos técnicos específicos de paisagismo.

Assim, a sua principal função é planejar e executar projetos para decorar espaços utilizando elementos naturais, como plantas, fontes, caminhos, canteiros e outros.

Deste modo, os espaços a serem decorados podem ser jardins, ruas, praças, casas, ambientes rurais e até mesmo indústrias.

Para ser um paisagista, o profissional precisa entender sobre diversas áreas do conhecimento, como ecologia, geologia, biologia, matemática e arquitetura.

Então, é possível estudar o solo, a disponibilidade de água, a incidência de luz solar, o clima e o estilo do local, a fim de escolher as espécies de plantas que melhor se adequem aquele ambiente!

Quando preciso contratar um paisagista?

Se o seu objetivo é ter um local com vegetação e elementos naturais, então você precisa contratar um paisagista para te auxiliar nas decisões!

Embora a contratação deste profissional normalmente ocorra após a conclusão do imóvel, o ideal é que ele seja chamado desde o projeto da construção.

Assim, o paisagista pode trabalhar juntamente ao arquiteto responsável pela obra, tornando a construção muito mais eficiente.

Afinal, ambos os profissionais conseguem adequar as suas ideias, possibilitando a inclusão de outros projetos, como quiosques, caminhos, estátuas, piscinas e decks!

3 motivos para contratar um paisagista

Decerto que o paisagista entende de várias áreas para planejar um ambiente. Entretanto, confira a seguir mais 3 motivos para contratar um paisagista!

  1. Orçamento

Se o seu orçamento estiver apertado, converse com o paisagista, pois ele consegue direcionar quais são as suas melhores opções dentro do valor existente.

Ademais, o paisagista executa os projetos sem desperdiçar dinheiro, pois não compra itens desnecessários ou em excesso!

  1. Vegetação correta

Devido a experiência e conhecimento das diversas espécies de plantas, o paisagista consegue adequar a vegetação as suas necessidades.

Deste modo, no projeto, o profissional considera a estética do local, o tipo do terreno, o clima da região, e é claro, as suas preferências.

  1. Projeto de qualidade

Com um profissional a frente do projeto, é provável que o trabalho seja de qualidade, além de evitar possíveis problemas e erros na obra.

Portanto, a logística e a execução do planejamento é muito mais rápida, pois o paisagista já possui um olhar treinado para adaptar as plantas e acessórios ao local.

Como contratar um paisagista?

Existem muitas formas de contratar um paisagista. Entretanto, você pode começar pedindo contatos e indicações a pessoas conhecidas.

Ademais, você também pode utilizar as redes sociais e mecanismos de busca para encontrar estes profissionais e analisar as avaliações de clientes.

Com relação ao orçamento, o valor depende muito de cada profissional, tamanho da área, o preço das espécies das plantas e o prazo de entrega do projeto.

Se você gostou deste artigo, confira o blog da Citas e tenha acesso a diversos outros conteúdos!