O mercado do investimento imobiliário é diverso, sendo uma das principais opções desse segmento, investir em imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais, direta ou indiretamente, mas como esse método funciona na prática? Continue lendo para descobrir.

Como investir indiretamente em imóveis?

Existem diversas opções de investimentos em imóveis, que possuem características distintas, além dos métodos mais tradicionais como os Fundos Imobiliários, é possível investir através do mercado financeiro.

As opções abrangem as opções com retorno de curto, médio e longo prazo, valores diversos de investimento inicial, que podem ser de renda fixa ou não.

Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI)

Um ótimo exemplo para aqueles que buscam um investimento de renda fixa, são o Certificado de Recebíveis Imobiliários, ou CRI, que foca no financiamento de transações do ramo imobiliário.

Portanto, o investidor compra um título, emprestando o dinheiro investido ao emissor, feito isso, é acordado um prazo de retorno, onde o investidor receberá o valor do seu investimento inicial com o acréscimo de juros baseados no CDI.

Ações de construtoras e incorporadoras

Diferentemente do método anterior, essa opção é de renda variável, afinal, o investimento em ações depende de muitos fatores que determinam qual será o retorno obtido. 

Por isso, possui um risco um pouco maior do que as opções de renda fixa, afinal, não há como estipular qual será o lucro deste investimento.

Neste caso, o investidor se tornará sócio de diferentes empresas por meio da aquisição de ações de construtoras e incorporadoras, o que não exige um investimento inicial de valor elevado, e possui a possibilidade de valorização das cotações.

O investidor também recebe os dividendos, pagos pela empresa que teve as ações compradas, e distribuição dos lucros entre os acionistas que investiram na mesma empresa.

Assim como nas outras opções de investimento indireto em imóveis, nenhum imóvel é comprado como fonte deste investimento, portanto, não passam de métodos distintos que envolvem o mercado imobiliário, diferentemente do investimento direto.

Como investir diretamente em imóveis?

Como foi dito, investir diretamente em imóveis através da compra, aluguel e venda, é um dos métodos mais seguros e antigos de investimento, chegando a uma proporção em que essa prática faz parte da cultura brasileira.

Para obter sucesso com este tipo de investimento, é preciso se atentar a alguns detalhes, que contribuem para a identificação de boas oportunidades, menores custos e redução de riscos e burocracias.

Investir em terrenos

Os terrenos são alvos de investimento antes mesmo de existir uma classificação para essa ação, principalmente em áreas menos valorizadas, mas com um potencial de desenvolvimento e valorização enormes.

Essa estratégia foca no retorno a longo prazo, e costuma possuir um custo mais baixo, aumentando o lucro final, isso ocorre porque como as regiões ainda não estão valorizadas, o custo do terreno para sua compra costuma ser inferior.

Além disso, por não necessitar de construção, há diversos custos evitados que barateiam o investimento, que aumentará de valor conforme a valorização da região, quando pode ser feita a venda do terreno por um valor superior ao comprado, ou, construção de um imóvel que pode servir para aluguel.

Compra e venda de imóveis.

Seguindo a mesma linha de pensamento dos terrenos, uma prática muito comum é a compra de imóveis na planta ou já prontos, objetivando sua venda no futuro por um preço maior do que o investido, o que é possível devido à valorização da região.

Imóveis comerciais

O investimento em imóveis residenciais são os mais populares, mas, o que poucos visam, são os investimentos em imóveis comerciais, que possuem outra finalidade, como shoppings, lojas, salas comerciais para escritórios, empresas ou consultórios.

Ao comprar um imóvel comercial, ele pode ser revendido, ou alugado para profissionais de áreas distintas, onde o investidor recebe uma renda passiva dos seus inquilinos.

São muitas maneiras de investir no mercado imobiliário, conheça mais sobre acessando o nosso site