O mundo dos investimentos é repleto de opções, são diferentes métodos para perfis de investidores distintos, sendo o mercado imobiliário o segmento mais tradicional dele, o que engloba comprar imóvel para alugar.

Há muita discussão em cima da moradia de aluguel, desde aqueles que pensam ser mais inteligente do que financiar sua casa própria, até aqueles que discordam.

São muitos motivos que levam as pessoas a se tornarem inquilinas, o que não permite que essa prática caia em desuso, afinal, enquanto existe procura, existirá uma rentabilidade.

No mercado imobiliário o mais conhecido tipo de investimento, e o mais tradicional é comprar um imóvel para alugar, até porque, existem várias maneiras de fazer com que esse investimento “se pague sozinho”.

Mas será que existem riscos dentro desse tipo de investimento? Para garantir que não ocorra, basta conhecer muito bem como funciona essa modalidade de investimento.

Como saber qual é o rendimento sobre o aluguel?

Ao comprar um imóvel para alugar, é necessário um investimento inicial, que costuma ser o valor da entrada do imóvel, que pode variar de acordo com suas características, ele pode precisar de reforma ou alguma manutenção.

Para lucrar com o imóvel, o investidor precisa encontrar um inquilino, que pagará um aluguel mensal para ocupar aquele espaço, esse valor, se transformará em uma renda recorrente para o investidor, que pode usar esse valor para pagar as parcelas do imóvel, ou atingir o valor investidos.

Após atingir o valor de custo do imóvel, todo o aluguel cobrado será lucro para o investidor, que, possivelmente, possuirá o imóvel para o resto da vida, exceto caso ele opte por vender.

Mas como calcular o valor que o aluguel deve possuir?

O valor final do imóvel precisa ser a base para o cálculo da sua rentabilidade, para alcançar esse valor ideal, é necessário dividir o valor do aluguel pelo valor final do imóvel.

Se o resultado dessa divisão for entre 0,1% e 0,5% do valor do imóvel, o aluguel cobrado precisa aumentar, porque a rentabilidade está muito ruim, portanto, não há lucro.

Caso o resultado esteja entre 0,5% e 0,8% do valor total do imóvel, o rendimento está bom, mas pode melhorar, então reconsiderar o valor estipulado para o aluguel é uma boa opção.

Em um cenário de excelência, do ponto de vista da rentabilidade, o resultado desse cálculo precisa alcançar mais do que 0,8% do valor total do imóvel.

Sabendo como realizar esse cálculo, basta descobrir como identificar o que um imóvel precisa ter para ser uma boa oportunidade de investimento.

O que deve ser analisado no imóvel?

São alguns pontos essenciais para garantir que aquele imóvel é uma verdadeira oportunidade de investimento, que vão além do perfil de investidor, e podem evitar riscos no investimento.

A localização do imóvel é o ponto de partida para intender como será sua valorização, é importante que a região onde o imóvel esteja localizado possua áreas de lazer, que inclua parques e comércios, além do fácil acesso ao transporte público, uma boa infraestrutura, escolas, hospitais, mercados e principalmente, segurança pública.

Todos esses fatores agregam valor ao imóvel, contribuem para sua valorização e consequentemente, para o possível aumento do valor de aluguel cobrado, portanto, da rentabilidade do investimento.

Outro ponto a ser avaliado, é o perfil de imóveis daquele bairro, se em maioria são residenciais, comerciais ou estudantis, isso irá definir o público alvo do seu imóvel, que influenciará no tipo do seu investimento.

Ao investir em um imóvel fora do padrão da região, aumenta o risco de o retorno não ser como o esperado, devido à concorrência e público diferentes da proposta do seu imóvel.

Por fim, é interessante prestar atenção se o imóvel em questão possui algum sinal de que irá precisar de manutenções, e se serão contastes.

Isso ocorre principalmente com imóveis mais antigos, que precisam de reforma e manutenção, desencadeando custo que não estavam previstos, e pode gerar risco ao seu investimento, por prejudicar seu rendimento.

Ficou claro quais são os riscos de comprar um imóvel para alugar?

Para entender melhor como funciona o mercado imobiliário, acesse nosso site