Para que nem o locador (proprietário) e nem o locatário tenha dor de cabeça futuramente, é essencial entender como formalizar a entrega de um imóvel, isso é de suma importância.

Para quem ainda está procurando um imóvel para alugar, seja residencial ou comercial, a principal dica é tomar muito cuidado ainda no momento de fechar o contrato

Isso porque, na hora da entrega, a regra é: devolva o imóvel exatamente como você encontrou. 

Assim, quando você for assinar o contrato de locação, se certifique de que o documento estabeleceu regras com as quais você está de acordo. 

Além disso, é muito importante que o contrato detalhe as condições do imóvel. Sem isso, você pode ser obrigado a assumir a responsabilidade por reparos de problemas que já existiam antes de você entrar no local. 

Como formalizar a entrega do imóvel através de um contrato 

Antes de tudo, você deve saber que existe uma lei que regula esse tipo de acordo, a lei 8.245, de outubro de 1991, conhecida como A Lei do Inquilinato

Essa lei dispõe justamente sobre a locação de imóveis urbanos e os procedimentos relativos. 

Nesta lei, já estão previstas as regras sobre os aluguéis. Um dos pontos de destaque da legislação é que os prazos e condições previstas são aquelas acordadas entre o inquilino e o locador. 

Sendo assim, é bastante recomendado que você procure profissionais do ramo de compra, venda e aluguel de imóveis, como os corretores de imóveis. 

Diante disso, você deve ter em mente que ao assinar o contrato vai concordar com as condições impostas pelo locador.

Vistorias

Ao entrar no imóvel, você deve fazer uma vistoria de entrada, onde vai ver detalhes do local. Uma boa dica é fazer fotos de todo o espaço nesse momento. 

Além disso, em um documento, descreva detalhes das condições da pintura, maçanetas, piso e teto, por exemplo. Se já houver falhas na estrutura, você não vai ter que corrigi-las ao deixar o imóvel. 

 Assim, no momento de fazer a vistoria de entrega, será possível comparar as condições do lugar antes da sua entrada e no momento da saída. Com esses documentos em mãos, você não vai ter problemas ao sair.

Se tiver havido danos ao local, será necessário fazer a pintura de paredes, troca de portas ou janelas, substituição do forro... O que quer que tenha sido danificado. 

Outros detalhes

Outro ponto importante diz respeito a melhorias no imóvel. Durante a sua permanência, pode ser necessária a realização de reformas. 

Por mais que isso pareça algo muito positivo, o proprietário pode não estar de acordo e exigir que você deixe o lugar da forma que encontrou.

Assim, antes de fazer qualquer alteração, fale com o locador e formalize em contrato as condições. 

É possível até que você faça melhorias que o proprietário já gostaria de fazer e você consiga um abatimento no valor do aluguel. Consulte antes!

Para garantir que não vai ter problemas ao sair, verifique também se as contas de água, luz e IPTU, por exemplo, estão todas em dia. 

Seguindo essas dicas, você garante que ao sair do imóvel o único trabalho que vai ter é o de entregar as chaves ao proprietário!

Quer acessar mais conteúdos como esse? Então basta clicar aqui e ficar por dentro das novidades!  Você vai encontrar muitos outros conteúdos sobre aluguel.