A sustentabilidade é uma pauta crescente da atualidade, a busca por um estilo de vida mais sustentável é uma tendência em diversos segmentos, que incluem mudanças de hábitos simples do cotidiano, a substituição de produtos que vão contra a esse movimento por marcas que o apoiam.

São diversos modos de aplicar a sustentabilidade, inclusive existe mais de um tipo, continue lendo para descobrir quais são e como aplicá-los no seu dia a dia.

Sustentabilidade ambiental.

A sustentabilidade ambiental pode ser resumida na utilização dos recursos naturais de maneira consciente, possibilitando que os mesmos continuem sendo utilizados no futuro, por meio de ações que estimulem essa troca e contribuem para a qualidade de vida dos indivíduos.

Algumas das práticas simples da sustentabilidade ambiental é a reciclagem, consumo de marcas que se preocupam com o meio ambiente e os animais, a substituição de materiais que demoram mais tempo para se decompor por materiais biodegradáveis.

Sustentabilidade empresarial.

Seguindo a mesma linha de pensamento daqueles que buscam consumir produtos apenas de marcas, praticam a sustentabilidade

A sustentabilidade empresarial é a classificação dessas empresas que possuem valores ambientais e contribuem para a preservação do meio ambiente.

As leis estão se adaptando gradativamente às práticas sustentáveis, portanto, algumas dessas ações são obrigações da empresa, porém, esse mercado se tronou tão forte que uma boa parte das empresas vão além das obrigações e procuram praticar a sustentabilidade o máximo possível.

Sustentabilidade social.

A sustentabilidade social não possui ligação com empresas, e sim com a vontade dos indivíduos, que praticam um conjunto de ações que objetivando, unicamente, a qualidade de vida própria e da população na totalidade.

Democratizando o acesso à saúde, educação, reduzindo a desigualdade social e incentivando ações sociais, afetando positivamente a vida de toda a sociedade, independentemente da classe social.

Sustentabilidade econômica

A sustentabilidade econômica é semelhante a empresarial, porém, seu objetivo é traçar estratégias para gerar lucros e oportunidades de empresas em empresas, alinhadas a práticas administrativas e econômicas que buscam preservar o meio ambiente e os recursos naturais.

Alguns exemplos de práticas de sucesso deste segmento, é a utilização de energia limpa e tratamento de resíduos orgânicos, além de muitas outras, mas, elas não devem ser limitadas ao espaço empresarial, podem e devem ser adotadas no meio residencial.

Fatores que integram a sustentabilidade.


Também conhecidos como tripé da sustentabilidade, existem três fatores responsáveis por integrar a sustentabilidade, o social, o ambiental e o econômico, simplificando os tipos apresentados acima.

O social é a parte que abrange toda a sociedade, sua qualidade de vida, e direitos básicos dos indivíduos, como saúde, educação e lazer, enquanto o ambiental está limitado aos recursos naturais e a tentativa de evitar seu esgotamento, por meio da mudança de sua utilização.

Por fim, o econômico é responsável pela parte de produção, crescimento, distribuição e consumo de todos os bens e serviços da sociedade, lidando com as empresas, e traçando estratégias que considerem as questões sociais e ambientais.

Todos os setores estão interligados, fazendo com que os tipos de sustentabilidade deem certo nas empresas.

Garantindo um futuro com empresas sustentáveis que são conscientes da forma como utilizam os recursos naturais, além de cidadãos mais participativos na busca pela qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

Confira artigos como este no nosso site.