Os investimentos em imóveis são um dos métodos pioneiros do mercado imobiliário, mas isso não exclui o fato de que ele está sempre se renovando e crescendo, o que o torna mais seguro e rentável, outro fator é que eles são parte vital da vida de qualquer pessoa, é onde moramos, criamos laços, crescemos e construímos famílias, além de tudo, esse ramo acompanha as fases da sociedade, foi assim que surgiram os imóveis sustentáveis, para atender a onda do movimento de sustentabilidade que vem ganhando força ultimamente.

Mas antes de saber como funciona esse novo ramo do mercado imobiliário, você precisa entender o que são imóveis sustentáveis, eles surgiram com o intuito de integrar soluções mais ecológicas no processo da construção e utilização dos imóveis.

Para um imóvel ser considerado como sustentável ele precisa utilizar materiais e técnicas ecológicas desde sua construção, até seu uso diário, o que pode incluir placas solares, hortas, tintas ecológicas, entre outros.

Ajudar o meio ambiente não é a única vantagem para quem aposta em imóveis ecológicos, já foi comprovado que eles podem influenciar na saúde e qualidade de vida dos moradores, enquanto reduz a geração de resíduos desnecessários e conta com a previsão de valorização em até 20% enquanto diminui a vacância.

 Vale a pena investir em imóveis sustentáveis?

A maioria das pessoas não sabem como funciona o mercado imobiliário por ver apenas de fora e não pesquisar a fundo sobre, quando falamos em investimentos, por mais que está prática esteja se popularizando, uma parte significativa ainda tem medo de investir e acabar perdendo dinheiro.

Esse é apenas mais um motivo pelo qual vale a pena investir em imóveis, por esse tipo de investimento existir a muitos anos, ele é bem consolidado, o que o torna uma das opções mais seguras e rentáveis para aqueles que desejam começar e tem uma quantia legal para investimento inicial, além disso, se o imóvel for escolhido da maneira correta, ele irá apenas valorizar. 

O mercado do investimento direto em imóveis funciona de maneira simples, o investidor avalia qual seu objetivo com aquele investimento, estuda sobre a região, a história do imóvel, a vizinhança e as possibilidades para utilização daquele bem.

Em seguida ele compra o imóvel que pode ser usado visando o comércio ou aluguel, o investimento inicial normalmente é um pouco mais alto e o retorno vem a médio para longo prazo.

Os imóveis ecológicos se tornaram tendência no mundo imobiliário por utilizar técnicas e materiais sustentáveis com um bom custo benefício, isso porque as pessoas estão cada dia mais preocupadas com o meio ambiente e procuram implementar mais práticas sustentáveis em suas vidas.

Uma vantagem de investir em imóveis sustentáveis é que seu custo é igual ou maior que o de imóveis convencionais, mas, alguns dos materiais e técnicas usadas barateiam seu investimento, principalmente com a perspectiva de valorização dele e a redução dos custos de manutenção, por isso, o investidor pode esperar ter um retorno superior ao investimento inicial.

conseguiu descobrir se vale a pena investir em imóveis sustentáveis?

Para mais artigos como este, acesse nosso site