No geral, quem está iniciando no mundo de desenvolvimento de software tende a se deparar com muitos questionamentos. Para começar, encontrar os melhores cursos ou materiais pode ser bem difícil, além das diversas dúvidas que aparecem durante as aulas. Além disso, é muito comum se perguntarem qual é a melhor linguagem de programação, visto que existem dezenas no mercado, com diferentes sintaxes, aplicações e tecnologias. Pensando nisso, vamos te ajudar a entender qual a melhor para você.

 

Existe melhor linguagem de programação?

Este é um questionamento que pode gerar muitas discussões, mas a verdade é que é muito difícil definir o que seria a melhor linguagem. Afinal, determiná-la vai depender de diferentes fatores, como qual o tipo de aplicação deseja desenvolver, se foco é legibilidade, velocidade ou até mesmo entrar no mercado de trabalho. Ou seja, como essa é uma área muito ampla e que abraça diversas estruturas, tipos de dados e problemas, definir a melhor tecnologia cabe ao gosto e objetivo de cada um. 

Qual é a melhor linguagem para quem está começando?

Antes de tudo, é importante entender que o básico deve ser o foco para quem está começando. Logo, estudar e se aprofundar na lógica da programação é mais recomendado, onde poderá trabalhar com condições, loops, operadores lógicos e funções com bastante domínio. Dessa forma, aprender qualquer linguagem se torna muito mais fácil, visto que a lógica é a base de todas elas.  

Após dominar a parte da lógica, especialistas e pessoas mais experientes na área recomendam procurar por uma linguagem mais usada na área em que você tem interesse. Caso tenha gostado de desenvolvimento web, por exemplo, Javascript é uma das melhores opções, visto que é fácil de aprender, possui muitas vagas no mercado e excelentes remunerações para programadores. Além disso, é necessário estudar as principais bibliotecas de cada linguagem, como o React do JavaScript, que traz uma série de facilidades para quem trabalha com interfaces na internet. 

Linguagens mais comuns no mercado

Caso você escolha uma carreira um pouco mais inchada, como o desenvolvimento de games, pode ser um pouco mais difícil conseguir o primeiro emprego. Com isso em mente, alguns indivíduos preferem partir para as mais populares ou mais requisitadas no dia a dia entre as empresas. Nesse sentido, algumas são consideradas realmente melhores, seja pela facilidade de uso, praticidade ou documentação. 

 

Muitas empresas grandes, por exemplo, usam bastante o Java, uma linguagem considerada robusta e com muito material disponível pela internet. Além disso, transmite muita segurança, o que a torna uma opção confiável dentro das gigantes da tecnologia.

Já aquelas de porte médio ou pequenas, costumam investir bastante em PHP, pois conta com integração entre sites e outras áreas da empresa, como o setor financeiro. Nesses casos, a linguagem é muito comum entre e-commerces. Já Python, uma das queridinhas do mercado e a que mais cresce atualmente, está presente no dia a dia das big techs, como a Netflix e o Google, já que pode ser usada para desenvolvimento web, análise de dados, construção de inteligências artificiais e muito mais. 

Gostou dessas dicas? Se você quiser encontrar muitas outras, é só clicar aqui para continuar navegando em nosso site.