Quando falamos de profissões do futuro, a de programador definitivamente ocupa o topo da lista. Afinal, esses indivíduos são responsáveis por planejar, estruturar e executar praticamente tudo que envolve tecnologia nos dias de hoje. Isso vai do sistema automatizado do metrô da sua cidade até mesmo ao aplicativo que não consegue viver sem. Por conta disso, a demanda por desenvolvedores de software está cada vez maior, o que também proporciona salários muito atrativos. Quer saber de quanto? Confira neste artigo quanto ganha um programador.

O que faz um programador? 

Basicamente, o programador ou desenvolvedor de software, é o profissional que através de uma linguagem da programação, deverá escrever um código fonte que envia comandos para o computador. Dessa forma, as máquinas poderão realizar tarefas das mais simples, como resolver um cálculo de matemática até as mais pesadas, como um algoritmo de inteligência artificial.  

Apesar desses códigos parecem estranhos para quem não está acostumado, eles funcionam realmente como uma “língua”. Ao dominá-las, esses indivíduos constroem aplicativos como o TikTok,  sites e muito mais. Com um mundo cada vez mais conectado e o surgimento de novas tecnologias, a tendência é que a demanda por programadores seja ainda maior nos próximos anos, o que vem atraindo muitas pessoas até a área. 

É preciso fazer faculdade para se tornar programador?

Como esta não é uma profissão regulamentada no Brasil, é possível conseguir um emprego na área sem uma graduação em cursos superiores. Na verdade, existe uma infinidade de materiais, cursos e videoaulas disponíveis na internet. Além disso, os “devs”, como são chamados os desenvolvedores de software, também são conhecidos como uma comunidade que se ajuda bastante, então é sempre possível tirar dúvidas nos fóruns online. .

Por outro lado, muitas pessoas que estudam de forma autodidata acabam esquecendo temas e conteúdos importantes. Nesse caso, a universidade é capaz de proporcionar um conteúdo teórico mais trabalhado e essencial para a profissão. Como esta é uma área muito técnica, evitar alguns requisitos básicos pode pesar bastante ao longo da carreira. Ademais, nas faculdades existe a possibilidade de fazer networking e muito intercâmbio, o que aumenta suas chances de ser contratado. 

 

Quanto ganha um programador?  

O salário de um programador varia bastante e isso vai depender de diversos fatores. Para começar, a região em que ele vive deve ter um grande peso no salário oferecido, além do tipo de trabalho. Isso porque é muito comum que as vagas sejam divididas em dois tipos: remota e presencial. Nesse caso, depende de cada empresa estabelecer qual o valor ideal para cada um dos regimes. 

Ademais, outro fator que pesa bastante é o tipo de linguagem que o programador domina e qual a sua aptidão. Algumas delas são mais procuradas pelo mercado, como o Javascript, então podem ter uma remuneração maior. Já se tratando desta área, esses profissionais pode atuar como Front-ends (responsáveis pela interação visual entre usuário e máquina) e os Back-ends (responsáveis pela pela parte por trás da interação). No geral, o segundo grupo recebe mais que o primeiro.  

Ainda assim, a média salarial para um iniciante na área é de R$ 2.774,00. No entanto, ela pode variar bastante e chegar até os R$ 40 mil em cargos mais altos, especialmente para aqueles que trabalham em empresas estrangeiras. 

Gostou dessas dicas? Se você quiser encontrar muitas outras, é só continuar navegando em nosso site