Existem dezenas de linguagens de programação, muitas delas são usadas para tecnologias muito específicas, enquanto outras são um pouco generalistas. Além disso, algumas passam a se destacar e crescer cada vez mais no mundo do desenvolvimento de softwares, muito por conta das praticidades, bibliotecas e facilidade em serem dominadas. Entre elas, Python é uma das que mais se populariza entre os novos e antigos programadores, mas muitos ainda não sabem quais são as suas vantagens e dificuldades. Quer saber mais sobre ela? Veja abaixo se vale a pena aprender Python.

 

O que é Python? 

Basicamente, Python é uma das linguagens de alto nível da programação, orientada por objetos, funcional e de forte tipagem. Por conta disso, é utilizada em diferentes tipos de aplicações, como desenvolvimento de jogos, Machine Learning e desenvolvimento web, o que acaba destacando-a entre as mais populares do mundo. Segundo a Python Software Foundation, organização sem fins lucrativos responsável por gerenciá-la, a linguagem foi projetada para reduzir o nível de verbosidade dos códigos, trazendo mais velocidade, legibilidade e importância do conhecimento em esforço computacional.

Por ser de fácil compreensão, ganhou muito espaço entre diversas empresas no mercado de tecnologia. Assim, passou a contar com uma comunidade engajada de pessoas desenvolvedoras, o que proporciona mais facilidade no aprendizado de iniciantes. Afinal, é relativamente fácil encontrar materiais e documentos ensinando os mais diversos aspectos da linguagem. No final, não faltam aulas no Youtube, fóruns e até mesmo dicas no Tik Tok.

Onde a linguagem é utilizada?

Muito versátil, Python está presente no desenvolvimento de inteligências artificiais, back-end de aplicações e muito mais. Ou seja, ela pode ser utilizada tanto para tarefas e aplicações menores, quanto para estruturas mais complexas.  Em desenvolvimento web, por exemplo, seus diversos frameworks são muito úteis, particularmente na construção de homepages para ações de marketing ou até mesmo. Ademais, uma das funcionalidades que mais agrada os programadores é o fato dela já contar com um grande volume e estruturas de testes integradas.

Dessa forma, os testes rodados são muito eficientes, especialmente se os compararmos com outras linguagens. Inclusive, a análise de dados através de Python vem crescendo cada vez mais ao redor do mundo, visto que a legibilidade alta permite que os profissionais possam interpretar grandes volumes de informações com facilidade. Ela pode ser útil até mesmo para design e computação gráfica, visto que conta com soluções como PyOpenGL e PyGame para criação de animações e gráficos 3D.

Por que aprender Python?

Para começar, se você for o tipo de pessoa que já domina a lógica da programação, aprender Python vai ser uma mão na roda. Se esse não for o seu caso, ainda pode comemorar, visto que ela é também muito amigável para iniciantes. Além disso, um bom incentivo é de que o mercado de trabalho está escasso de profissionais que dominam a linguagem, o que culmina em boas remunerações para os programadores e excelentes oportunidades.

Grandes empresas da área de tecnologia, como Dropbox, Spotify e Uber utilizam Python em seus serviços, o que torna-a ainda mais atrativa para quem sempre sonhou em trabalhar em uma big-tech. 

Gostou dessas dicas? Se você quiser encontrar muitas outras, é só clicar aqui para continuar navegando em nosso site.