Quando falamos das áreas que mais crescem no Brasil, a publicidade não pode ficar fora da lista. Por conta disso, conta com um mercado de trabalho bem extenso, onde as agências podem exercer serviços nos mais diferentes setores, como mídia, planejamento e criação. Logo, oferece oportunidades para diversos profissionais. Inclusive, o setor de marketing de empresas privadas e mídias digitais é o que mais oferece oportunidades, muitas delas com uma remuneração alta e consistente. Quer saber  quanto ganha um publicitário? Confira agora a resposta e como funciona a área. 

O que faz um publicitário? 

No geral, ao pensar em publicidade, lembramos logo das melhores agências do Brasil e especialistas correndo de um lado para o outro para elaborar campanhas em revistas, rádio e televisão. Apesar delas realmente existirem, é importante entender que a área vai muito além disso. Inclusive, os anúncios nas mais diversas mídias são apenas uma parte do processo, mas que envolve diversas etapas e diferentes profissionais. 

Dessa forma, uma peça publicitária pode ser muito complexa e deve variar bastante de acordo com o cliente abordado. Entre elas, a pesquisa de mercado pode ser bem trabalhosa, e que vai envolver um conhecimento ampliado em métodos de pesquisa, planejamento, atendimento ao cliente, etc. Portanto, é um serviço que não fica limitado apenas à criatividade.  

Por conta disso, não é qualquer pessoa que pode entrar na área, visto que ela exige certo conhecimento teórico e prático. Assim, é essencial investir na graduação na área e em especializações para se tornar um profissional completo. 

Vale a pena fazer faculdade de publicidade? 

Após entender que publicidade é o curso certo para você, saiba que terá uma base muito importante para exercer a profissão. Com quatro anos de duração, a graduação traz uma grade curricular extensa e completa, onde são ministradas aulas sobre comportamento do consumidor, estratégias de marketing, métodos de pesquisa e muito mais. 

Além disso, é possível encontrar conteúdos de Fotografia, Design Gráfico, Técnicas Cinematográficas, Empreendedorismo, etc. Caso haja interesse em se aprofundar em outros temas ou setores mais específicos, o profissional pode fazer especializações e expandir o seu currículo. Segundo especialistas, esta é uma excelente forma de conseguir valorização no mercado de trabalho, visto que terá mais autoridade nos mais diversos assuntos. 

Quanto ganha um profissional da área? 

Como é um mercado com muitas oportunidades, os salários podem variar bastante. Afinal, além dele se adequar ao nível de senioridade de cada profissional, o setor em que cada um escolhe trabalhar também pode limitar um valor específico. Ademais, a média salarial pode mudar de por estado ou região, até porque o piso deles é determinado por seus respectivos sindicatos. No Brasil, um publicitário recebe em torno de R $2.544,54 nos cargos mais baixos. 

Com tempo, é possível progredir entre os cargos e chegar até o de Diretor de Criação, mas isso vai exigir muito esforço e qualificação. Além disso, é possível ir além dos trabalhos comuns e de período diurno nas agências. Afinal, muitas pessoas optam por trabalhar como freelancers em diversas plataformas, sejam elas para as próprias agências ou através do contato direto com os clientes. 

Gostou dessas dicas? Se você quiser encontrar muitas outras, é só continuar navegando em nosso site