Saber como escolher o curso certo na faculdade pode deixar os jovens ansiosos e muito confusos, principalmente pela quantidade de opções disponíveis. 

Cursos pagos, faculdades públicas, humanas, saúde, exatas... Pra onde correr? 

Em geral, para quem está se preparando para o Enem, a decisão fica para a última hora e a nota de corte podem ajudar na decisão. 

Contudo, o fundamental é pesquisar bem e se informar bastante sobre as opções, para não haver arrependimentos futuros. 

Vamos saber quais as principais dicas para não errar na hora da grande decisão?

Do que você gosta? 

Bem, pode parecer meio óbvio, mas muita gente acaba escolhendo um curso por indicação da família, porque os amigos da escola vão cursar ou porque o curso parece legal... 

Bem, esses detalhes podem ajudar, mas é fundamental que você escolha fazer um curso que você se identifique e que vá lhe permitir exercer, com prazer, uma profissão por toda a vida. 

Você tem facilidade para matemática e gosta de mexer com computadores? Gosta muito de animais e gostaria de cuidar deles? Tem afinidade com a escrita e leitura? É muito bom com habilidades manuais?

Bom, a partir daí você já tem um rumo para seguir... 

Faça testes vocacionais

Há muitos testes vocacionais disponíveis na internet e nós recomendados que você faça vários deles. Aqui tem uma opção pra você.

Não apenas ele vai te indicar que tipo de cursos podem se encaixar melhor com seu perfil, mas você pode conhecer mais sobre cursos que nem tinham passado pela sua cabeça.

Pesquise muito e converse com profissionais da área

Certo, você fez testes, observou as suas áreas de interesse, mas está em dúvida entre dois ou três cursos. 

Esse é o momento ideal para você ler a respeito dos cursos e, principalmente, sobre como é a profissão. 

Procure universitários dos cursos pelos quais você se interessou. Converse com profissionais das áreas. 

Eles vão saber melhor do que ninguém dizer como são as aulas da graduação e como é, de fato, a rotina da profissão. Fica mais fácil, assim, saber se é isso mesmo que você quer fazer. 

Como é o mercado de trabalho?

Esse é outro ponto importante para você pesquisar: como é o mercado de trabalho para essa profissão? 

Busque na internet sobre as vagas de emprego geradas no país ou no seu estado por ano. Veja qual a média salarial paga a um profissional da área que você deseja seguir. Qual a carga horária? Como é a rotina? Há muitas opções de concursos públicos? 

Muitos jovens estudantes ignoram esse ponto e, ao concluir a graduação, percebem que terão poucas opções para exercer a profissão ou serão muito mal remunerados por ela. 

E então, esse artigo ajudou você a pensar melhor sobre como escolher o curso certo na faculdade? Desejamos boa sorte e uma boa preparação! 

Para ler mais textos como esse, acesse nosso blog!