Se você é uma pessoa criativa ou gosta de trabalhar com estilização, é bem provável que já tenha se interessado pela carreira de designer. No entanto, podem surgir algumas dúvidas sobre a área, como o que eles realmente fazem, onde adquirem conhecimento e até mesmo o valor do seu salário. Pensando nisso, vamos esclarecer algumas dúvidas sobre a profissão e até mesmo responder quando ganha um designer. Quer saber mais? Confira abaixo. 

O que faz um designer? 

Para começar, é importante deixar claro que existem grandes diferenças entre design de interiores e arquitetura, mesmo que muitas pessoas os confundem. No entanto, ele está presente na maioria das coisas do nosso cotidiano. Afinal, eles são basicamente responsáveis pela criação de produtos e soluções eficazes para os problemas que esses itens podem apresentar. Inclusive, o serviço não é limitado apenas a um tipo específico de produto, visto que eles podem atuar na criação de propagandas, anúncios, animações e o próprio design de páginas da internet.

Ou seja, por mais que muitas vezes passe despercebido, ele faz parte de quase tudo que nos envolve. Seja nas belas casas decoradas pelos designers de interiores ou seu aplicativo favorito com uma interface projetada pelos web designers, as cores, imagens e mensagens são calculadamente  dispostas por estes profissionais profissionais. Na verdade, seus conhecimentos vão além da aplicação na parte estética de um produto, mas também em sua usabilidade, comunicação e muito mais. 

No final, um design bem pensado e estruturado é determinante no sucesso de algo, seja por quanto foi capaz de inovar, a mensagem que transmite ou público que se identifica.

Como se tornar um designer? 

Como essa não é uma profissão que exige uma graduação para ser exercida, é possível adquirir conhecimento de forma autônoma. No entanto, isso vai exigir horas exaustivas de pesquisa, muitas vezes em conteúdos que podem ser desatualizados, o que pode acabar dificultando o processo de aprendizado. Ainda assim, uma parcela significativa da comunidade exerce essa função sem ter feito um curso superior.  

Portanto, para aqueles que por diferentes motivos preferem estudar em casa, existem diversos cursinhos e materiais sobre a área na internet. Porém, uma formação em uma instituição de qualidade pode fazer muita diferença no mercado de trabalho, especialmente pela base teórica capaz de proporcionar. Muitas vezes, as faculdades oferecem conteúdos variados e multidisciplinares, onde é possível aplicar esses conhecimentos em seus projetos. 

Onde os designers podem atuar

Os designers podem desempenhar diferentes funções no mercado, permitindo um leque amplo de oportunidades para os profissionais. Para começar, eles podem trabalhar com comunicação em agências de publicidade, no setor industrial e até mesmo na área de serviços. Ademais, muitos optam pelo trabalho freelance, o que permite mais flexibilidades nos horários, trabalhos, etc. No entanto, podem enfrentar menos estabilidade. 

O Salário de um designer 

O salário de um designer pode variar bastante de acordo com a cidade ou estado em que ele trabalha, mas é um bom valor. Com uma média de R$ 3.335,66, muitos ainda complementam a renda como freelancer. Além disso, a expectativa é de que o mercado cresça nos próximos anos.

Gostou dessas dicas? Se você quiser encontrar muitas outras, é só continuar navegando em nosso site