Confira abaixo as informações para saber como se tornar um juiz

Confira abaixo as informações para saber como se tornar um juiz

A carreira de advocacia é uma das mais exigentes, mas ao mesmo tempo uma das mais recompensadoras. Afinal, quem escolhe essa profissão, em geral, ama trabalhar em pelo menos uma das diversas oportunidades que ela oferece. Ainda assim, é uma área que exige muito esforço e estudo, pois além das provas e trabalhos durante os 5 anos da faculdade de direito, é necessário se preparar para a prova da OAB e passar no exame para exercer a profissão. Entretanto, é ainda mais difícil para quem quer seguir a carreira de jurista, mas tem dúvidas sobre o processo. Você é uma dessas? Confira agora como virar um juiz. 

 

O que é ser um juiz? 

Apesar de muitas pessoas terem interesse na profissão, nem todo mundo sabe exatamente o que um juiz faz. Sendo essa uma das profissões mais importantes da sociedade, o juiz tem o papel de analisar e julgar processos na justiça. Ou seja, é um funcionário público que tomará as decisões que impactam de forma significativa a vida das pessoas e empresas envolvidas em cada conflito jurídico. 

Basicamente, ele deverá ouvir as partes, seus advogados e avaliar todas as provas apresentadas. Todo esse processo deve ser feito de forma imparcial, com argumentos que sejam sustentados pelo direito. Inclusive, é uma rotina de trabalho bem intensa, já que é necessário analisar todo o processo, nortear as audiências e atender as partes. É muita responsabilidade, por isso a sua remuneração é uma das mais altas do país. 

No final, é uma atividade que exige muita capacidade de compreensão, interpretação e aplicação das leis.  

 

Como se tornar um juiz?

Caso tenha interesse em seguir nessa área, o advogado terá que se esforçar bastante. Assim como milhões de estudantes investem  nos melhores cursinhos pré-vestibular ou de concursos públicos, a pessoa interessada terá que fazer o mesmo. Para começar, a exigência básica é fazer um curso superior de Direito e acumular pelo menos três anos de experiência na área como profissional. 

Depois, é necessário prestar um concurso público. A terceira parte é a mais difícil e exige bastante, visto que além de um exame complexo, a quantidade de vagas oferecidas é muito limitada. É um processo bem extenso que conta com uma prova objetiva seletiva e duas provas discursivas. Além disso, o candidato deverá passar pela inscrição definitiva, onde terá uma avaliação médica, análise psicológica e checagem de antecedentes criminais e sociais. 

Segundo o Ministério do Trabalho e Educação, não houve aumento de contratações nos últimos anos, o que pode ser bem desanimador para algumas pessoas. Por conta disso, a resiliência também deve fazer parte do dia a dia de quem pretende se tornar juiz. 

Tipos de juízes existentes

Muitas pessoas não sabem, mas os juízes podem atuar em 5 áreas diferentes, sendo elas: Estadual, Do trabalho, Federal, Eleitoral e Militar. Elas apresentam características muitas vezes distintas e até mesmo exigências diferentes para cada profissional, especialmente na área militar. 

Além disso, as áreas de atuação, conhecidas como varas, podem separar os profissionais em locais específicos para cada tipo de processo. É por esse motivo que existe a vara da infância e juventude, de Família e criminal.

Gostou dessas dicas? Se você quiser encontrar muitas outras, é só visitar nosso site para continuar navegando.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.