Os cinco anos na faculdade de direito podem ser bem cansativos. Afinal, são estágios, provas, atividades e debates que exigem bastante dos alunos, mas que no final são muito recompensantes. Ainda assim, mesmo após formados, os futuros advogados precisam se dedicar para outra prova um pouco mais complicada: a da OAB. Considerado um dos maiores desafios para os profissionais de direito, ela exige bastante dedicação e principalmente preparo, mas nem todo mundo sabe como. Pensando nisso, preparamos algumas dicas sobre como se preparar para a prova da OAB.

É possível estudar sozinho? 

É muito fácil encontrar milhares de cursos preparatórios para a prova da OAB, e muitos deles realmente podem ser úteis. Isso porque contar com suporte ou profissionais te acompanhando de perto pode melhorar bastante seu desempenho nos estudos, visto que terá como sanar suas dicas, construir network e até mesmo enxergar novos problemas com outras perspectivas.

Por conta disso, muitos acreditam que esse é o único meio para ser aprovado. No entanto, todos os anos, milhares de advogados alcançam o êxito estudando em casa. Para isso, é necessário se organizar, ter foco, disciplina e disposição. Nesses casos, alguns hábitos e truques podem te ajudar bastante, como encontrar o local perfeito para estudar e até mesmo a rotina que outros estudantes adotam para outros exames, como a de preparação para um vestibular. 

Como se preparar para a OAB

Antes de tudo, é importante estar atento ao calendário e prazos do exame, visto que ele conta com duas etapas. Dessa forma, poderá organizar sua rotina de estudos de acordo com cada uma delas. Com isso em mente, poderá procurar por materiais, livros, apostilas e até cursos gratuitos que poderão ajudar no seu desempenho. Assim, poderá se avaliar e determinar qual o seu grau de conhecimento com os temas cobrados. 

Se preferir, pode também investir em um simulado da OAB e resolver as questões como se fosse o dia da prova. Ademais, tirar algumas dúvidas sobre o processo com colegas de turma ou outras pessoas que realizaram o exame pode te ajudar a ir mais preparado e até mesmo a criar um plano de ação. Segundo professores e cursos especializados, essa é uma excelente forma de estruturar seus estudos e evitar que você perca tempo com temas desnecessários. 

Cuide da sua saúde

O exame da OAB pode ser muito desgastante, especialmente quando as pessoas precisam conciliar seus estudos com trabalho ou outras obrigações. Por conta disso, é importante se preocupar com a própria saúde física e mental. Investir em um ambiente com boa ergonomia, por exemplo, pode manter sua coluna em dia e consequentemente evitar qualquer desgaste como fruto da má postura. 

Além disso, a saúde mental é algo que não deve ser ignorado. Após horas de estudo, é importante tirar um tempo para se afastar dos livros e fazer algo que te distraia, como sair com os amigos, praticar algum esporte ou ler um bom livro. No final, ter essas pausas podem te ajudar muito mais no seu desempenho do que ultrapassar seu limite, visto que o estresse e cansaço causado pelo excesso de estudo podem te atrapalhar no dia da prova.

Gostou dessas dicas? Se você quiser encontrar muitas outras, é só conferir outros artigos.