Confira: As melhores práticas para reduzir o impacto ambiental na vida cotidiana.
Share
Reduzir o impacto ambiental vem sendo uma preocupação da nova geração, que veem se informando sobre a causa e adotando atitudes que contribuem para a sua redução, seja com pequenas ações cotidianas ou atos maiores.
O importante é que a causa vem ganhando mais visibilidade e apoiadores, o que é muito importante para a conservação do planeta, que se encontra em um estado que tende a piorar, preocupando especialistas acerca das futuras gerações e sua qualidade de vida.
Confira a seguir algumas das atitudes que podem ser praticadas no cotidiano e que contribuem para a redução do impacto ambiental.
Imóveis sustentáveis.
Existem diferentes formas adotar atitudes sustentáveis, seja em roupas, cosméticos, alimentação e até mesmo nos imóveis, isso mesmo, é possível morar em imóveis sustentáveis.
Para isso, basta utilizar materiais e técnicas ecológicas desde sua construção até o cotidiano dos moradores, logo, muitos dos materiais que agridem de alguma forma a natureza, não são usados, reduzindo seus impactos ao meio ambiente.
Reciclar e separar o lixo.
É comum haver lixos com compartimentos separados para diferentes tipos de materiais, incentivando as pessoas a separarem o lixo e contribuírem para a reciclagem dos materiais, contribuindo para a redução dos impactos de sua decomposição inadequada ou sem reaproveitamento.
Essa prática, mesmo que adotada por muitos condomínios, pode ser facilitada quando incorporada nas residências, uma atitude simples com um impacto muito positivo, mesmo que com uma separação mínima de materiais, entre os orgânicos e os não orgânicos.
Realizar compras conscientes.
Pode não aparentar, mas o mundo da moda possui grandes influências no meio ambiente, apesar da polêmica dos tecidos derivadas de animais, como o couro, a produção de tecidos e roupas, mesmo que não derivem de animais, impactam negativamente o ambiente.
Com isso, existem alguns tipos de sustentabilidade que explicam como as atitudes das pessoas impactam as relações de consumo, seja de forma social ou empresarial.
O consumo consciente consiste em compreender como aquele produto consumido é produzido e seu impacto na natureza, além de promover uma reflexão de necessidade, será que aquela compra é necessária ou apenas futilidade?
Reduzir o consumo de carne e plásticos.
Muitas empresas adotaram medidas sustentáveis ao reduzir a quantidade de embalagens plásticas em seus produtos, além disso, as pessoas devem ter essa consciência e optar por embalagens de papel, por exemplo.
Seja utilizando refis, ecobags nos mercados e garrafa de água reutilizável, esses pequenos gestos contribuem para a contenção de danos causados pelo plástico, principalmente nos oceanos.
Além disso, o veganismo e vegetarianismo vem, por anos, pregando uma vida sustentável, através da erradicação ou redução do consumo de carne, o que muitos não sabem é que essa motivação não se dá única e exclusivamente pelo sofrimento dos animais na indústria.
Porém, nos impactos que a mesma tem no meio ambiente, notoriamente no consumo de água, contaminação dos solos e desmatamento, alarmante na agropecuária.
Reduzir o consumo de carne não significa parar de comer, porém, existem opções mais humanizadas, como em fazendas de consumo próprio.
Além disso, a simples redução do consumo, seja um dia da semana sem comer, já causa a redução dos impactos significativamente, apesar de não ser uma atitude fácil para muitas pessoas, pode se tornar um hábito nobre.
Quais dessas atitudes você incorporará no seu cotidiano? Para mais conteúdos como este, acesse o nosso site.