O YouTube é um das plataformas mais populares da internet e não é à toa. No site da Google é possível encontrar os mais diversos tipos de conteúdo, sejam filmes, vlogs, músicas ou aulas. Por conta disso, o sonho de muitas pessoas é viver da queridinha dos criadores de conteúdo. No entanto, para alcançar um bom público, muitas vezes é necessário investir em qualidade, como uma edição top de linha. Quer saber como? Veja agora como editar vídeos para o YouTube.

Começando com as edições

Em geral, os “youtubers” mais famosos não editam seus próprios vídeos, mas investem um bom dinheiro em profissionais especializados. Por conta disso, é muito comum encontrar conteúdos com qualidade de cinema quando o assunto é corte de cenas, edição de áudio e muito mais. Porém, a maioria das pessoas que estão começando na plataforma ou não se sustentam por ela precisam colocar elas mesmas a mão na massa. 

Nesses casos, é importante conhecer quais as melhores plataformas e aplicativos para fazer as edições. Além disso, assim como é fácil encontrar todo tipo de curso na internet, seja para programador, design de interiores ou artesão, você pode encontrar muitos conteúdos que servem como base para quem quer se jogar no universo de edição de vídeos. Se preferir, pode escolher alguns criadores de conteúdo que gosta como referência e tentar fazer vídeos com estilos semelhantes. 

As tendências

Antes de começar todo o processo de edições, é importante entender que o YouTube é movido a algoritmos. Esses dados são essenciais para determinar o alcance dos vídeos e quais públicos eles podem atingir. Por conta disso, constantemente aparecem algumas tendências na plataforma, tanto de conteúdo quanto de edições. Hoje em dia, por exemplo, é impossível navegar pelo site sem se deparar com milhares de cortes de podcasts. 

Em outras épocas isso acontecia com vlogs, gameplays, etc. Nesses casos, cada um desses conteúdos contava com diferentes estilos de edição, como o uso de muitos “insights” e efeitos sonoros. Portanto, caso o objetivo seja alcançar o máximo de pessoas, é importante estudar esta métrica da plataforma. Já para aqueles que a intenção é apenas editar de forma livre e sem se importar com o alcance, é só partir para os editores. 

 

Editores de vídeo

Dependendo do nível de edição, um editor mais simples como o Window Movie Maker pode fazer o trabalho desejado. Por ser bastante intuitivo, é considerado o programa ideal para iniciantes. No entanto, a história muda completamente quando falamos sobre aquelas edições mais profissionais ou com alguns recursos mais legais. Para isso, os mais famosos são o Adobe Premiere e o Sony Vegas.  Esses são programas presentes nos computadores de toda grande agência de publicidade ou youtuber famoso.

Ainda assim, apesar de completos, são programas pagos e nada baratos. Para quem prefere economizar pode investir no Kdenlive, um software que traz recursos semelhantes aos dois citados anteriormente. São ferramentas de corte, edição de som, imagem e texto disponibilizadas de forma intuitiva, mas que podem exigir um pouco mais de estudo para utilizá-las de forma profissional. 

Gostou dessas dicas? Se você quiser encontrar muitas outras, é só clicar aqui para continuar navegando em nosso site.