Um dos assuntos do momento que tem causado fascinação e espanto entre a população é a inteligência artificial (IA). Uma das IA mais conhecidas é o Midjourney. Esse sistema consegue criar imagens realistas com apenas uma frase. Por esse motivo, conheça abaixo a ligação entre o Midjourney e urbanismo, e o impacto provocado por essa ferramenta.

O que é o Midjourney?

Nesses últimos anos a IA foi disponibilizada de forma gratuita para a população, e toda essa popularização afetou diversas profissões. O que antes estava apenas em filmes, hoje pode ser acessado até mesmo pelo celular.

A proposta da IA é facilitar a vida humana, tornando os processos trabalhosos mais simples, automático e realizado em poucos minutos, necessitando de pouco envolvimento humano.

Essa é a proposta do Midjourney, que é uma ferramenta de inteligência artificial que cria imagens a partir de uma pergunta, pequeno texto ou palavra-chave.

Lançado em 2010, atualmente o software está em sua 4° geração, com um algoritmo mais sensível e produzindo imagens com maior qualidade. 

Além disso, após a criação da imagem pelo sistema, é possível ajustar da maneira que quiser, inserindo comandos que irão modificar a proporção, elementos das imagens, qualidade, realismo, etc.

O urbanismo e a IA 

A arquitetura e urbanismo é uma ciência que envolve diversas ferramentas, cálculos e tecnologias que auxiliam a sua realização. Dessa forma, não seria diferente com o surgimento da inteligência artificial.

A IA é capaz de melhorar projetos, auxiliar na velocidade da conclusão, customização de áreas, desenho de layout e muitas outras atividades que são realizadas pelo arquiteto. Confira abaixo como o Midjourney e outras IA conseguem influenciar no urbanismo:

Na arquitetura de edifícios

A IA consegue auxiliar no processo criativo para a arquitetura e layout de um edifício para torna-lo mais agradável aos moradores. Assim, é possível aplicar a IA para melhorar a eficiência energética, sistema de ventilação natural, avaliação de desempenho da estrutura, etc.

Na hora de realizar o planejamento urbano

A IA como a Midjourney é capaz de criar imagens que auxiliem no planejamento urbano, como por exemplo de uma distribuição rodoviária com um fluxo adequado, distribuição de lotes em uma cidade, integração de meio ambiente e urbanismo, e muitas outras maneiras.

Assim, em poucas frases a IA consegue produzir conceitos virtuais de cidades agradáveis, adequadas e bem projetadas.

Reforma de edifícios

A reforma de imóveis é sempre um momento de tensão para os moradores. No entanto, com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial elas conseguem auxiliar na adequação de projetos, tornando-o mais moderno e eficaz, incluindo novos sistemas de iluminação, hidráulica, elétrica, etc.

Otimização do canteiro de obras

A IA é capaz de otimizar os recursos em um canteiro de obra, avaliando o necessário para a construção ou reforma, sem desperdícios. Além disso, as ferramentas inteligentes também são capazes de propor recursos naturais para serem utilizados no canteiro de obras, capazes de reduzir o impacto ambiental gerado. 

Gestão do tráfego urbano

Por fim, a IA pode monitorar, analisar e sugerir formas de aperfeiçoar o tráfego urbano de automóveis. Através de sistemas de vídeo, a IA avalia os problemas existentes como engarrafamentos, acidentes, volume de pedestres, etc., usando esses dados para propor modificações de vias, implementação de semáforos e ajustes de fluxo.

Curtiu esse conteúdo? Para ler outras curiosidades como essa, visite o nosso Blog!