Como sair do armário? A cultura da heteronormatividade faz supor que todas as pessoas devem gostar, sentir e se expressar da mesma maneira, ou seja, ser cisgênero e heterossexual. 

Porém, há uma grande parte da sociedade que não se enxerga dentro desses moldes e, então, pode chegar o momento de sair do armário. Essa expressão, muitas vezes relacionada a pessoas que se declaram homossexuais, na verdade, designa uma revelação sobre qual é a sua identidade sexual e/ou de gênero.

Porém, mesmo com o avanço da comunidade LGBTQIA+ na conquista de direitos, ainda hoje pode ser difícil e perigoso falar sobre sua orientação sexual ou identidade de gênero. 

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem auxiliar as pessoas que estão no processo de sair do armário, mas ainda não sabem como fazer para viver a sua verdade de maneira plena e com aceitação sobre quem você realmente é.

Tome essa decisão porque é o melhor para você

Contar para as pessoas sobre sua orientação sexual e/ou identidade de gênero deve ser fruto de um desejo seu, e não sobre a pressão dos amigos ou de outra pessoa com quem você se relaciona. Ser verdadeiro consigo mesmo deve ser o seu norte.

Se necessário, busque ajuda psicológica e em grupos de apoio para definir o momento mais adequado e para quem você vai falar primeiro.

Compartilhe com seus melhores amigos

Depois de ter decidido contar, compartilhe a sua intimidade, primeiro, com os amigos mais próximos. Dessa maneira, eles também podem te ajudar a elaborar os próprios sentimentos e ser fonte de apoio na hora de sua conversa com a família.

Escolha um momento sem interrupções e evite datas comemorativas

Na hora de contar para os amigos ou a família, escolha uma ocasião calma para a conversa fluir sem interrupções. Datas comemorativas devem ser evitadas, porque alguém pode reagir mal e criar um clima hostil no evento.

Saiba o que vai ser dito

Saber o que vai ser comunicado é importante para evitar dúvidas ou tentativas de fazer você acreditar que é apenas uma fase e tudo vai passar. Firmeza e falas diretas são indicadas nesse momento.

Mantenha o equilíbrio emocional

Na hora de contar, é importante se manter equilibrado, para que a pessoa receba a informação da melhor forma possível. Afinal, se você sentir culpa ou tristeza pela sua orientação sexual ou identidade de gênero, pode abrir espaço para discussões ou acusações. Abrace sua verdade e quem você é.

Tenha em mente que a sua sexualidade ou identidade de gênero pode ser o assunto por algum tempo

Depois de contar, saiba que vai ser normal ser o centro das atenções, especialmente em famílias mais tradicionais ou religiosas. As conversas podem girar ao redor da sua saída do armário, mas não se preocupe: Depois de um tempo isso passa e tudo volta ao normal.

Seja você mesmo, sem estar preso a rótulos

Temas como identidade de gênero e sexualidade podem ser eternas descobertas. Assim, procure não estar preso a rótulos, afinal, é comum que as pessoas nos cobrem satisfação para nos colocarem em caixas. Por isso, seja apenas você mesmo.

Com essas dicas, é possível sair do armário de forma tranquila. Se você gostou da leitura, no nosso site é possível conferir outros conteúdos como esse, basta acessar a página.