No geral, uma das grandes faculdades da carreira de direito é que existem diversas opções no mercado de trabalho. Isso porque após a formação é possível exercer a atividade com advogado, juiz, promotor, etc. Nesse terceiro caso, essa é uma das carreiras mais conceituadas entre os profissionais, mas que exige bastante de cada indivíduo. Afinal, além dos cinco anos da faculdade, é necessário passar por um longo processo pela vaga no Ministério Público. Quer saber como ele funciona? Confira abaixo como virar promotor.

 

O que faz um promotor?

Basicamente, o promotor de justiça, através do Ministério Público, atua no universo jurídico como um defensor dos direitos humanos, das vítimas de violência, combate à corrupção e proteção de grupos mais vulneráveis, como crianças e mulheres. Por conta disso, é considerada uma das profissões mais nobres que existem. Ou seja, ele é o representante do MP na apuração de fatos e até punição de crimes.

Para isso, conta com uma rotina semelhante a de um advogado comum, já que ao atuar nos processos, precisa estudar os casos e participar das audiências. Além disso, precisa de um contato mais próximo com a população, já que desempenha o papel de representante do interesse desse grupo.  

Através de suas provas e indícios reunidos nos casos, o promotor deverá denunciar crimes à justiça, solicitar investigações e garantir que as penas aplicadas aos condenados estejam justas e corretas. 

Como se tornar um promotor? 

Assim como um advogado precisa estudar para a OAB, os promotores precisam passar por um concurso público. Já que a profissão pode ser exercida na esfera militar, pública estadual e pública federal, eles podem variar um pouco, mas geralmente se baseiam em algumas etapas: exame objetivo eliminatório, provas dissertativas, elaboração de uma peça prática, apresentação oral e avaliação de títulos.  

Dessa forma, semelhante a outros processos do direito, como o de se tornar um juiz, a promotoria pode ser bem cansativa, mas também muito recompensante. É indispensável que o candidato estude e pratique todos os dias, além de reunir informações e conhecimentos multidisciplinares. Com bastante dedicação e anos de experiência é possível se tornar um Procurador da Justiça.

Quais os requisitos para ser um promotor?

Antes de tudo, é necessário passar por todos os anos do curso superior em Direito, visto que trará toda a base da profissão do candidato. Além disso, é exigida a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo menos três anos de experiência como advogado ou prestador de serviço público. 

Gostou dessas dicas? Se você quiser encontrar muitas outras, é só continuar navegando em nosso site.