Sempre houve muita mistificação sobre o mercado de investimentos, muito disso vem do medo que das pessoas em arriscar em um investimento, e acabar perdendo dinheiro, mas o que elas são imaginam, é que existem algumas formas de investimentos seguros, que são conhecidos por serem confiáveis e de baixo risco.

Eles são uma ótima opção para aqueles que estão começando agora e ainda não tem segurança para correr um risco maior, óbvio que eles não são nulos de risco, afinal, ao investir, você não tem como ter uma garantia de que realmente terá o retorno desejado.

Como identificar se um investimento é seguro?

Um dos primeiros sinais que que o investimento em questão é confiável, é sua volatilidade, isso porque os investimentos de renda variável tendem a ter mais possibilidades de perdas e por isso, apresentam um risco maior.

Enquanto os investimentos de renda fixa costumam ser mais estáveis, sem altos riscos e com a taxa de juros previamente acordada, independentemente disso, caso o investidor faça um resgate antecipado, sem esperar o término do seu prazo final, o investimento pode ser prejudicado.

Outro sinal que o investidor deve sempre estar de olho, é a situação econômica em que o país se encontra, afinal, esse fator influencia diretamente na rentabilidade dos seus investimentos, e define qual o melhor momento para investir ou resgatar seu dinheiro.

Quais são os investimentos mais seguros?

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O CDB é popularmente conhecido de nome, com certeza você já ouviu falar nele, mas como ele funciona? Sua fama de ser um dos métodos mais seguros e rentáveis de investimento não é em vão.

O CDB tem um risco muito baixo, enquanto é simples de ser entendido e realizado, e possui a garantia do FGC.

Ao investir nele, seu dinheiro é emprestado ao banco, que entrega o valor do seu investimento, em forma de crédito para aqueles que procurem por empréstimos, até que na data de vencimento, você recebe seu dinheiro investido de volta, somado aos valores corrigidos e a taxa de juros.

Tesouro Direto

Esse método é bem parecido com o anterior, mas ao invés de emprestar o dinheiro investido para o banco, esse dinheiro é emprestado para o Governo Federal.

O investidor compra um título da dívida pública do Tesouro Direto, e esse valor é usado para obras de infraestrutura ou compra de equipamentos.

Chegada a data previamente determinada, o investidor recebe o valor inicial de volta, somado com os acréscimos, correções e o percentual de juros.

A segurança dele está em ser um investimento “para o Governo Federal”, então mesmo em momentos de crise econômica, ele terá a certeza de que seu investimento não será afetado e que não perderá dinheiro.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

Esse é mais um exemplo de modalidade de investimento seguro com um baixo risco, como o nome sugere, os investimentos feitos no LCI estão diretamente ligados ao mercado imobiliário do país.

Esses investimentos são protegidos pelo fundo garantidor de créditos, isso os torna mais confiáveis, porque esse fundo que é responsável pela redução de riscos das aplicações financeiras, assegurando que o investidor não sofrerá algum prejuízo quando ou se a emissora do título comprado não possa pagar pelo investimento.

Além disso, essas aplicações são isentas do imposto de renda, o que pode ser vantajoso, mas a viabilidade da aplicação deve ser analisada com cautela.

Você conseguiu descobrir quais são os métodos mais seguros de investimentos?

Para mais artigos como este, acesse nosso site!