A presença cada vez maior de brasileiros com investimentos na Bolsa de Valores modifica a relação dos indivíduos com os produtos financeiros. Mas diante de tanta novidade, pessoas com o perfil conservador ainda se questionam se vale a pena investir em imóveis.

A resposta para essa pergunta não é simples e depende dos objetivos, da disponibilidade financeira e do perfil de investidor. A razão para tanto reside no fato de que alguns fatores não são levados em consideração na hora de comprar um imóvel como investimento.

Continue a leitura para descobrir se vale a pena investir em imóveis e se há outras maneiras de investir no mercado imobiliário.

O que devo considerar na hora de investir em um imóvel?

Quando se trata de imóveis, não são apenas os residenciais que devem ser levados em consideração. Prédios comerciais, terrenos vazios ou loteamentos também fazem parte de uma das maneiras mais conhecidas, seguras e tradicionais de investimento.

Por isso, não é incomum ouvir se ainda vale a pena investir em imóveis. No entanto, a resposta para essa pergunta depende da análise dos objetivos do investidor,como retornos no curto prazo, liquidez imediata (quando o valor fica disponível rapidamente) e valorização do ativo.

Se você está pensando em adquirir um imóvel como uma maneira de obter renda passiva no longo prazo, alguns fatores devem ser considerados, como a inflação, depreciação, potencial de crescimento da região, taxas de juros ou valorização dos imóveis.

Outro elemento pouco considerado por quem busca um imóvel para investir é o risco de o apartamento ficar vazio por um longo período de tempo, o que vai exigir do proprietário o pagamento dos custos do imóvel, como IPTU, taxa condominial e eventuais reformas.

No caso de locais considerados mais distantes do centro, o tempo de vacância entre as locações também é um fator prejudicial, porque a ocupação do imóvel por outra pessoa pode demorar, o que resulta nos mesmos fatores negativos citados acima.

No caso de uma emergência não prevista, na qual a pessoa não possua outros bens ou reservas para cobrir, o imóvel não vai poder servir como renda imediata. 

Isso acontece pelo fato de a liquidez desse tipo de investimento ser muito baixa. Assim, as vendas podem levar algum tempo para acontecer, especialmente na hora de encontrar um comprador disposto a pagar o que você pede pelo imóvel.

Tá, mas eu gosto do mercado imobiliário. Há outra forma de investir nesse setor de modo mais dinâmico?

Para quem gosta da segurança que o mercado imobiliário oferece, mas não está disposto a arcar com os ônus associados ao processo de compra e manutenção de um imóvel pode adotar outras estratégias de investimento.

Fundos imobiliários são as alternativas mais conhecidas e ele funciona de forma muito simples: Uma instituição financeira emite um título com determinado valor associado a um imóvel, no qual a rentabilidade é obtida através dos aluguéis.

No entanto, há outra maneira pouco conhecida para investir no setor imobiliário, mas que pode atender a suas demandas de tempo e pouca disponibilidade de tempo para burocracia: O investimento por meio de operadores profissionais, como a Citas.

Os operadores profissionais cuidam da parte burocrática associada aos investimentos e são capazes de escolher o melhor fundo imobiliário para você investir, conforme suas necessidades, para maximizar o seu retorno sem dores de cabeça, gastos não previstos e liquidez assegurada.

Agora que você já sabe se vale a pena investir em imóveis, que tal conhecer os investimentos ESG? Confira a leitura em nosso blog!