As preocupações da geração atual não giram em torno da posse de bens de luxo ou da ostentação. Em busca de responsabilidade social e ambiental e apoio a medidas sustentáveis de governança, uma nova modalidade de investimento está em voga nos últimos anos e promete ser uma alternativa competitiva aos produtos financeiros tradicionais: são os investimentos ESG.

O termo ESG, do inglês environmental, social and governance, privilegia os aspectos ambiental, social e de governança. Na prática, funcionam como uma forma de guiar as decisões de grandes corporações, governo e atores sociais, com o objetivo de adotar condutas mais sustentáveis. 

Para tanto, a métrica ESG foi criada para avaliar como as grandes empresas conseguem se desenvolver a partir dessa ótica, que está em consonância com as novas tendências de desenvolvimento sustentável e de responsabilidade com o meio ambiente e comunidade.

Parâmetros ESG

Dados da Bolsa de Valores B3 apontam para um recorde de brasileiros com investimentos em renda variável: Em janeiro de 2022, esse número era de 5 milhões de contas.

Com base nesses números, é possível observar o crescimento não apenas do interesse dos brasileiros pelos investimentos, mas pela diversificação da carteira e adoção de produtos que conversem a própria personalidade. A partir desse cenário é que os investimentos ESG ganham espaço e aderência.

Para quem deseja investir em empresas com compromisso e responsabilidade, é preciso conhecer o que compõe a sigla ESG. Desse modo, o processo de selecionar e estudar os investimentos a serem feitos se torna mais fácil.

E – Environmental ou Ambiental

O parâmetro E da sigla analisa como uma empresa trata os impactos ambientais que o seu negócio provoca, como o descarte de lixo, emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa etc.

S – Social

A parte social da sigla está focada na responsabilidade social da empresa, como o apoio à diversidade, inclusão, bem estar dos colaboradores, estímulos a práticas saudáveis de liderança, relação com a comunidade, entre outros.

G – Governance ou Governança

Na parte de governança, o parâmetro analisa como a empresa se relaciona com as políticas e práticas internas. Medidas de compliance, diversidade no conselho consultivo, diretor, transparência adoção de práticas que estimulem o combate à corrupção estão relacionadas à sigla G.

Assim, quando alguém decide optar por investimentos ESG, não só a parte financeira da empresa e a rentabilidade são levadas em consideração. Esse perfil de investidor se preocupa fortemente com os fatores explicados acima. Pode ser que a preocupação pese mais em um parâmetro, mas todos se mostram importantes.

Investimentos ESG são lucrativos?

Os parâmetros ESG nos investimentos são fatores razoavelmente novos, porém, ganharam mais alcance nos últimos anos na esteira da exigência dos consumidores e estimulados pelas mudanças climáticas e objetivos de desenvolvimento sustentável.

Assim, atualmente há diversos investimentos ESG que uma pessoa pode adicionar à sua carteira. Antes de escolher onde aportar o dinheiro, o investidor pode analisar os índices da Bolsa de Valores – B3, que contribuem para fazer você encontrar as melhores empresas: Índice Brasil ESG, Índice de Sustentabilidade Empresarial, Índice de Carbono Eficiente e o Índice de Governança Corporativa Trade.

Para investir em ESG, é possível aplicar em fundos de investimento, como Fundos Multimercados e Fundos de Ações, compra de ações de forma direta, com o auxílio dos parâmetros para guiar sua escolha e ETFs relacionados a índices, como de sustentabilidade.

Para o mercado financeiro, investir em ESG é lucrativo e vai ser a tendência futura, porque a geração atual, especialmente os millenials, tem como prioridade a sustentabilidade e preservação ambiental, com foco em boas práticas sociais e empresariais.

Você se interessa por Economia Circular? Em nosso site você pode ler mais sobre o tema. Não deixe de conferir!