O paisagismo pode ser um passatempo ou profissão para muitas pessoas, sendo um excelente meio de relaxamento e desopilação em dias estressantes, além de estimular a criatividade e o contato com a natureza, para começar a praticá-la, conheças algumas das opções de cursos gratuitos de paisagismo.

Muitas pessoas confundem os conceitos e atuações do paisagismo e da jardinagem, que, apesar de estarem no mesmo ramo, possuem distinções claras, antes de iniciar algum curso ou adotar o paisagismo como um passatempo, conheça o seu conceito.

O que é paisagismo?

O principal objetivo do paisagismo é transformar espaços, tornando-os mais atrativos, por meio de projetos, planejamentos e criações de espaços ao ar livre, o que pode abranger parques, jardins, quintais, áreas públicas, áreas de lazer, praças, entre outros.

Tudo isso envolve a escolha e o mapeamento de elementos naturais, como plantas, árvores, flores, gramados, além de elementos construídos, como caminhos, fontes, mobiliário urbano e iluminação, podendo fazer parte da decoração externa. 

Sempre priorizando a criação de espaços ao ar livre, que atendam às suas demandas de modo que a estética não seja afetada por sua funcionalidade, comumente aplicado em espaços de relaxamento, quintais, áreas de recreação, e espaços para atividades ao ar livre.

Quais são as vantagens do paisagismo como um passatempo?

Apesar de ser uma profissão, existem muitos praticantes do paisagismo como um passatempo, que possui diversos benefícios para a preservação da natureza e qualidade de vida do indivíduo, afinal, a prática do paisagismo proporciona a transformação de uma área ao ar livre em um espaço agradável e atraente.

Sendo um ambiente propício para socialização com amigos ou familiares, além disso, ele agrega valor para a propriedade, ponto muito positivo para proprietários que almejam lucrar com seus imóveis, bem como ocorre com as cidades, quando aplicado nas áreas públicas.

Esse passatempo também é uma atividade física, devido à necessidade de cavar, plantar, regar e cortar a grama, o que é excelente para a saúde e bem-estar, enquanto estimula a criatividade, expressão, aprendizado contínuo e a redução do estresse.

As 5 melhores opções de cursos gratuitos

Provavelmente a primeira fonte de pesquisa para iniciar uma atividade nova, é o YouTube, possuindo inúmeros vídeos que ensinam sobre o assunto, é um bom meio para começar e de forma totalmente gratuita.

Para aqueles que buscam por uma orientação muitas vezes mais especializada ou contínua, pode ser interessante o uso de sites que oferecem cursos à distância e presenciais. 

Como, por exemplo, o e-Campo Embrapa, que pertence à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que oferece aulas de nível básico ou mais avançado.

Também é possível citar a Pró-Jardim STIHL, sendo uma marca de equipamentos para agropecuária e jardinagem que oferta um curso online, dividido em quatro módulos, de aulas e materiais de apoio que abordam as técnicas, teorias e como é a carreira de paisagista.

Presencialmente, é possível encontrar cursos em workshops ou aqueles oferecidos pela comunidade, como ocorre na Escola Municipal de Jardinagem em SP, que disponibiliza cursos gratuitos há mais de 40 anos, que podem ser realizados de modo online ou presencial.

Vale ressaltar que a prática e a experiência prática são essenciais no paisagismo, então não deixe de aplicar o que aprende em seu próprio jardim ou espaço ao ar livre.

Visite o nosso site e confira algumas curiosidades sobre imóveis.