Nos últimos anos, os alertas em relação aos impactos da poluição e consumismo em nosso planeta se tornaram cada vez mais frequentes. Afinal, o aquecimento global é uma realidade que a cada dia afeta diretamente o nosso dia a dia, exigindo que alguns hábitos sejam adotados para reduzir esses problemas. Pensando nisso, o consumo consciente é um dos grandes aliados na redução dos danos ao meio ambiente e pode ser adotado sem dificuldade.  

 

O que é o consumo consciente? 

Basicamente, o consumo consciente significa comprar com sustentabilidade. Ou seja, é uma forma de consumir serviços e produtos levando em consideração o impacto que eles terão no meio ambiente ou na própria sociedade. Segundo especialistas, este é um dos hábitos que aliados com muitos outros, pode reduzir de forma significativa os impactos em nosso planeta. Ou seja, é uma ação que apesar de ser feita por cada indivíduo, acaba sendo coletiva, visto que a sociedade passa trabalhar em conjunto para mudanças positivas no cotidiano. 

Como praticar o consumo consciente?

Apesar de parecer algo novo para muitas pessoas, é bem provável que muitas delas já pratiquem o consumo consciente sem saber. Afinal, ele funciona de forma bem simples e pode ser implementado de maneiras fáceis no dia a dia, como:

Reduzir o consumo de energia elétrica

Além de te ajudar a economizar, reduzir o consumo de energia elétrica é muito benéfico para o planeta. Isso é ainda maior quando falamos de empresas que adicionam esta iniciativa ao seu cotidiano, visto que geralmente consomem mais do que indivíduos comuns. Além disso, garantir um selo de amigo do planeta pode ser excelente para a publicidade e os negócios. 

Comprar produtos de segunda mão 

Um bom hábito é o de comprar produtos seminovos ou de segunda mão, como algumas peças de roupas e até mesmo aparelhos eletrônicos. É uma excelente forma de evitar descartes desnecessários e ainda economizar um bom dinheiro. Para isso, você pode usar sites como eBay, Enjoei e até mesmo brechós. 

Evitar o uso abusivo de embalagens plásticas

O plástico é um dos materiais mais danosos para o meio ambiente, especialmente quando falamos da saúde dos oceanos. Por conta disso, reduzir o uso de embalagens plásticas é um excelente hábito de consumo consciente. 

Compre produtos sustentáveis

Muitas empresas alegam que seus produtos foram produzidos com o menor impacto possível ao meio ambiente, mas nem sempre isso é verdade. Caso não tenham certificados e documentações que comprovem isso, por exemplo, pode ser apenas uma tentativa de aproveitar deste movimento a um mundo mais sustentável. 

Portanto, procure por produtos que contem com certificações que houve uma preocupação com a sociedade, meio ambiente e os próprios funcionários em sua produção.

Os benefícios do consumo sustentável

Os benefícios do consumo sustentável não são poucos, começando pelo impacto positivo que ele proporciona ao meio ambiente. Tal qual o urbanismo que se preocupa com a sociedade e o espaço em que vivem, essas ações simples do cotidiano proporcionam ambientes mais limpos e menos poluídos. Além disso, mantêm o equilíbrio entre a sustentabilidade e nossas finanças, mantendo nossos gastos sobre controles e contribuindo para um mundo mais verde. 

 

Gostou dessas dicas? Se você quiser encontrar muitas outras, é só continuar navegando em nosso site.