Existem muitos estilos de decoração, que possuem características próprias que os diferem, como, por exemplo, a decoração provençal, mas qual estilo é esse? 

A decoração de um ambiente é capaz de comunicar determinados sentimentos e estéticas específicas, podendo se tornar uma identidade visual de uma marca ou expressar a personalidade dos moradores de uma casa.

Portanto, a decoração provençal foi criada para transmitir delicadeza, leveza e romantismo aos cômodos de um imóvel, por meio da combinação de cores leves, móveis trabalhados e tecidos delicados.

O que é decoração provençal?

Seu nome é uma homenagem para a cidade de sua origem, Provença, no sul da França, ficou conhecida por popularizar esse estilo de decoração, presente nos principais palácios da região durante o século XVI.

Por isso, a decoração provençal possui uma elegância, delicadeza e charme nobre inconfundível, encantando pessoas pelo mundo todo, que passaram a adotar o estilo decorativo, mas como aplicá-lo atualmente em um ambiente?

Quais são os principais elementos desse estilo?

Por ser um estilo de decoração secular, ele possui algumas características mais antigas, como o uso da madeira para os móveis e os desenhos côncavos nela, comumente pintados de branco ou outras tonalidades claras.

A grande maioria dos móveis possuem pernas mais curvadas e muitos detalhes que os tornam únicos, além da presença de elementos florais em toda a decoração, o que contribui para a harmonia e contraste da mobília mais rústica com as estampas delicadas, que transmitem uma estética romântica.

Entre as estampas mais populares, está a floral clássica, composta por flores menores desenhadas em rosa e verde, contrastando com um fundo liso de cor neutra, como o branco ou creme.

Outra estampa que se destaca nesse estilo decorativo é a chamada Toile de Jouy, que também possui um fundo neutro, em branco, e desenhos que representam a vida no campo, comumente em azul, vermelho ou preto, ambos estão mais presentes em papéis de parede e almofadas.

Elementos que vão além da mobília:

Como foi dito, as cores mais claras e neutras dominam a estética da decoração provençal, sendo muito comum o uso dos tons pastéis para trazer mais cor ao ambiente e fugir um pouco do branco, off White e creme.

Os elementos decorativos como cortinas, estofados, e objetos de decoração costumam possuir tons de rosa velho, azul-claro, verde menta, lilás e amarelo-claro, sempre seguindo a cartela de tons pastéis para complementar e sobrepor a base mais clara dos tons neutros do branco, bege e creme.

Essa mistura de cores no mesmo nível de tonalidade garante mais delicadeza e romantismo ao ambiente, transmitindo leveza, o que pode ser alterado com o uso de mais cores neutras do que tons pastéis, sem perder a estética provençal.

Além disso, nos objetos decorativos, é essencial a presença de espelhos vitorianos, com molduras elaboradas, incluindo lustres de cristal também elaborados e pendentes, no entanto, sem muitos exageros, o segredo dessa estética é o equilíbrio para não haver uma poluição visual.

Por fim, não pode deixar de conter flores naturais no ambiente, como parte da decoração, principalmente flores com cores mais suaves e estética mais romântica, que remetam ao campo, como a lavanda, as hortênsias e peônias, preenchendo vasos de vidro ou cerâmica que compõem perfeitamente a decoração.

Como não se apaixonar pela decoração provençal? Conheça mais sobre o mundo imobiliário no nosso site